Plataformas Offshore: o que são e como funcionam

De fato, a Indústria Petrolífera é uma das mais importantes a nível mundial. Afinal, o petróleo apresenta grande demanda, seja para gerar energia ou atuar como matéria-prima para a produção de outros produtos. Com o intuito de explorar as reservas de petróleo existentes no oceano, as plataformas offshore passaram a ser construídas e operadas.

A saber, as plataformas offshore são grandes estruturas instaladas em alto-mar, projetadas para realizar a exploração e produção de petróleo e gás natural. Portanto, as operações ocorrem oceano adentro, afastadas da costa marítima.  

De acordo com um levantamento da Global Data, em aproximadamente dois anos o Brasil será responsável por 23% da produção mundial de petróleo offshore. Assim, o País será um dos líderes na produção do combustível nesta modalidade, chegando a produzir 1,16 milhões de barris por dia. 

Para que possam operar com eficiência e produtividade, essas estruturas requerem uma série de fatores. Não apenas investimentos em maquinário, mas também em estudos exploratórios, mão de obra qualificada, mangueiras industriais, dentre outros.

O que são Plataformas Offshore? Entenda:

As plataformas offshore são grandes estruturas em alto mar, que operam 24 horas por dia na extração e produção de petróleo e gás natural. A saber, elas surgiram na década de 50, no Golfo do México. Sobretudo, foram impulsionadas pelas novas descobertas de petróleo e pela inovação tecnológica.

Na maioria das vezes, as plataformas offshore estão localizadas em áreas marítimas com grandes profundidades (distantes das encostas) e com reservas de petróleo abundantes. Dessa forma, são projetadas para suportar diversos desafios em alto mar, incluindo as condições climáticas extremas.

Atualmente, estimativas indicam que existem cerca de 7.890 plataformas operando na produção de petróleo e gás em mais de 50 países ao redor do mundo. A saber, são estruturas que chegam a se elevar aos prédios mais altos do mundo. Por exemplo, no Brasil, as plataformas offshore têm em média:

  • 105 metros de comprimento;
  • 144 metros de altura;
  • 60 metros de largura.

Assim, é possível comparar a altura de uma plataforma offshore com um prédio de 50 andares.

Aliás, essas plataformas podem abrigar até 200 trabalhadores, que passam semanas trabalhando e vivendo juntos na plataforma. Portanto, são estruturas que possuem espaço interno especialmente projetado para acomodar os funcionários a bordo. Sem contar que muitas plataformas possuem heliponto, visto que são transportadas pessoas ou insumos por meio do tráfego aéreo. 

 

Plataformas Offshore: o que são e como funcionam

 

Conheça os tipos de Plataforma Offshore

As plataformas offshore variam de acordo com tamanho, localização, tipo e condições de operação. Geralmente, são classificadas de acordo com duas categorias principais: 

 

  • Plataformas Offshore Fixas

Assim como o próprio nome sugere, são plataformas de produção fixadas no solo marinho. Além de serem as primeiras plataformas offshore criadas, também são as mais utilizadas na extração e produção de petróleo e gás. Ademais, são ideais para operar em águas rasas e são colocadas próximas da costa.

Entretanto, as plataformas fixas apresentam um custo de fabricação mais elevado. Principalmente porque implicam uma quantidade maior de aço, que é utilizado para a base de sustentação. Afinal, é preciso evitar a instabilidade da plataforma.

Ademais, as plataformas fixas não apresentam capacidade para estocagem de petróleo ou gás em suas instalações. Logo, as substâncias devem ser enviadas para o continente por meio de oleodutos e gasodutos.

 

  • Plataformas Offshore Flutuantes

Justamente devido à grande instabilidade nas águas mais profundas, surgiram as plataformas offshore flutuantes. Desse modo, a estrutura é instalada em alto mar por meio de um sistema de ancoragem. Embora as plataformas fixas sejam mais utilizadas, ainda assim as plataformas flutuantes apresentam um protagonismo importante. Principalmente porque grande parte dos poços de petróleo encontram-se a mais de 3 mil metros de profundidade.

Enfim, cada plataforma apresenta singularidades específicas. De modo geral, as características do mar são determinantes para definir como será a operação da extração.

 

Plataformas Offshore: o que são e como funcionam

 

Panorama das Plataformas Offshore no Brasil

De acordo com levantamentos, o Brasil conta com mais de 150 plataformas offshore por toda a costa do País. Assim, cerca de 69 delas estão operando de maneira flutuante nas bacias de Santos e Campos, na região Sudeste.

Em contrapartida, a região Nordeste apresenta um número maior de águas rasas, o que favorece a instalação e operação das plataformas fixas. Desse modo, mais de 60 plataformas estão localizadas nas bacias de Sergipe, Potiguar, Ceará e Camumu.

Enfim, no Brasil 90% da produção de petróleo e gás é offshore. De modo que a maioria acontece em águas profundas. 

 

Principais Objetivos das Plataformas Offshore:

Basicamente, as plataformas offshore se destinam à extração de petróleo em alto mar. Então, são estruturas enormes, consideradas “cidades em alto mar”, que perfuram centenas ou milhares de metros no leito marinho

A partir disso, equipamentos submarinos são utilizados para trazer o petróleo extraído dos poços, ao solo marítimo. Em outras palavras, são realizadas perfurações até alcançar os reservatórios em quilômetros de profundidade, e posteriormente o petróleo é trazido até a plataforma.

Depois de ser extraído, o petróleo é armazenado e transportado em larga escala. Isso é feito por meio dos oleodutos (tubos submarinos que transportam o óleo) ou gasodutos (tubos submarinos que transportam gás). 

Portanto, o petróleo segue da plataforma, para os terminais, e destes para as refinarias. Neste processo, também são utilizados os navios-tanques (petroleiros).

 

As mangueiras industriais nas plataformas offshore

Evidentemente, as mangueiras industriais para offshore são, na maioria das vezes, utilizadas para escoar o petróleo que é extraído e produzido nas plataformas marítimas, para as embarcações. 

Ainda, as mangueiras industriais podem ser utilizadas para abastecer as plataformas offshore com insumos. Por exemplo, podem transferir água potável ou combustíveis, entre um navio e a plataforma.

Por fim, as mangueiras podem ser utilizadas pela Indústria Náutica durante o processo de limpeza de tanques

Assim, independente da finalidade, as mangueiras industriais para offshore são fundamentais para tornar os processos realizados em alto-mar mais produtivos e seguros

Para isso, é necessário que essas mangueiras sejam produzidas com base em algumas especificações. Por exemplo, devem apresentar bom acoplamento (para evitar gotejamento), ser desenvolvida com materiais de qualidade e com dimensionamento de acordo com cada operação. Neste último caso, a fim de suportar a torção, tração e outras condições de trabalho.

 

Plataformas Offshore: o que são e como funcionam

 

Mangueiras para Offshore da Inaflex

De fato, as plataformas offshore envolvem operações complexas, em um ambiente operacional hostil e perigoso. Justamente pelo fato de as atividades acontecerem em alto mar. Por exemplo, caso existam falhas nas mangueiras ou outros equipamentos durante a transferência de petróleo, podem ocorrer acidentes ambientais ou envolvendo os funcionários.

Portanto, contar com mangueiras para offshore adequadas e eficientes é imprescindível para que as operações ocorram de maneira segura e com produtividade.

Assim, com o objetivo de atender as demandas desse setor importante para o desenvolvimento do País, a Inaflex criou uma linha completa de mangueiras para as operações offshore. De modo geral, são equipamentos com alta tecnologia, que se destacam pela excelente qualidade.

A seguir, conheça as principais mangueiras desta linha:

 

Transmaster Fuel SL

Principalmente, essa mangueira é indicada para o abastecimento de plataformas offshore. Assim, é responsável por realizar a transferência segura de:

  • Hidrocarbonetos claros e escuros;
  • Solventes;
  • Óleos vegetais e minerais;
  • Derivados do petróleo (gasolina, querosene, óleo diesel, etc).

Ademais, a mangueira Transmaster Fuel SL é indicada para a transferência em geral em caminhão-tanque, fábricas e navios.

Nesse sentido, a mangueira apresenta um alcance térmico de -20ºC a 80ºC e uma pressão de teste 1,5 vezes a pressão de trabalho.

 

Transmaster Fuel OG 150/300

Ainda, dispomos da mangueira Transmaster Fuel OG, indicada para o processo de carga e descarga de materiais como:

  • Hidrocarbonetos claros e escuros;
  • Óleos vegetais e minerais;
  • Solventes e derivados de petróleo (óleo diesel, gasolina, querosene e afins).

Portanto, é uma mangueira que pode ser utilizada não apenas no abastecimento das plataformas offshore, mas também em caminhões-tanque, fábricas, chatas e navios.

Isto posto, a Transmaster Fuel OG é construída com um tubo interno altamente resistente aos hidrocarbonetos. Também, conta com uma capa externa resistente a intempéries e uma carcaça para reforço à tração e torção.

 

Transmaster Fuel Full & Half Floating

Neste caso, trata-se de um mangote de borracha (mangueira com dimensões menores) auto-flutuante utilizado como primeiro da linha, para transferência de hidrocarbonetos ou água. Além de ser indicada para o abastecimento de plataformas offshore, também pode ser utilizada em terminais e plataformas marítimas, píer, dentre outros.

Dessa forma, a mangueira é construída com tubo interno de borracha altamente resistente e com carcaça de camadas têxteis, que atuam como reforço contra torção e tração. Ainda, possui camada de flutuação com espumas e cobertura resistente a intempéries e abrasão, bem como água doce ou salgada.

Aqui, a mangueira apresenta um alcance térmico de -30ºC a 80ºC e flutuação mínima de 20%.

 

Transmaster FOOD

Por fim, a Transmaster Food é mais uma opção de mangueira que faz parte da linha de mangueiras para offshore da Inaflex.

Assim como as demais, essa mangueira também é construída com tubo interno de borracha extremamente resistente. Sem contar que possui carcaça e capa externa resistentes não só a intempéries, mas também a abrasão.

 

Precisando de Mangueiras para Plataformas Offshore? Conte com a Inaflex!

A Inaflex é uma fabricante de mangueiras industriais, mangotes e conexões que é referência. Desde 1983 estamos no mercado, nos destacando devido à alta qualidade dos nossos equipamentos. Assim, proporcionamos inovação a partir de mangueiras para execução das atividades industriais e logísticas de diferentes setores. Aliás, estamos presentes nos principais polos industriais não só do Brasil, mas também da América do Sul.

Com qualidade, confiança e soluções personalizadas, podemos atender às necessidades da sua indústria. Além das mangueiras para offshore, também temos disponíveis os serviços de instalação e manutenção de mangueiras industriais.

Clique aqui para entrar em contato com um dos consultores e conquiste mais qualidade, produtividade e economia para as operações da sua empresa com as mangueiras da Inaflex.