Conheça nossas Linhas de Mangueiras para Indústria Química

A indústria química fornece matérias-primas para quase todas as outras indústrias. Para atender essa grande demanda, a Inaflex possui uma linha completa de mangueiras para indústria química, garantindo segurança e qualidade nas operações.

Primeiramente, a indústria química fabrica produtos químicos orgânicos e inorgânicos. Sem dúvida, a maior parte da produção é representada pelos produtos orgânicos, que são derivados de combustíveis fósseis como petróleo e gás. A saber, eles são usados na fabricação de plásticos, fibras e pigmentos sintéticos, defensivos agrícolas, dentre outros. Mas, há ainda os produtos inorgânicos, que se baseiam em substâncias de origem mineral. Por exemplo, o cloro, o silício e a soda cáustica.

Este setor inclui as indústrias que produzem produtos químicos industriais, tais como petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, polímeros e tintas. Além disso, as indústrias químicas envolvem também o processamento ou alteração de matérias-primas obtidas por mineração e agricultura, entre outras fontes de abastecimento. Resultam desse processo tanto materiais com utilidade imediata, quanto substâncias que são necessárias para outras indústrias.

De acordo com a Abiquim, aqui no Brasil a indústria química teve um faturamento líquido estimado de US$ 127,9 bilhões em 2018. Isso nos torna o 6º maior mercado do mundo.

 

Indústria Química: commodities e especialidades

Os produtos químicos podem ser classificados como commodities ou especialidades. Então, chamamos de commodities os produtos fabricados em grande escala, em estruturas que necessitam de muito capital. Além disso, utilizam principalmente processos contínuos e com especificações padronizadas. Por serem produtos pouco diferenciados, o preço tende a ser mais importante do que o desempenho dos produtos. Afinal, em geral os compradores os utilizam como insumos para fabricar outros produtos químicos.

Por outro lado, os produtos químicos chamados de especialidades, são produzidos de acordo com as especificações de um cliente. Por exemplo, com um determinado grau de pureza ou propriedade física. Aqui são produzidos em menor escala, geralmente em plantas que exigem menos capital. Por fim, esses produtos têm maiores preços e, portanto, geram margens mais elevadas.

 

Características das Mangueiras para Indústria Química

Dentre outras características, as mangueiras para indústria química precisam ser resistentes, inclusive, muitas vezes a produtos agressivos.

Além disso, precisam suportar a pressão necessária para a condução do produto e a temperatura à qual a serão expostas. Portanto, é importante estar atento ao material de fabricação, às especificações e ao comprimento da mangueira. Sem dúvida, a utilização da mangueira inadequada pode acarretar numa instalação incorreta, levando a vazamentos, prejuízos ou acidentes.

 

Mangueiras para Indústria Química da Inaflex

Com mais de 35 anos de mercado e certificada pela ISO 9001:2015, a Inaflex tem como clientes as principais empresas do setor no Brasil e em diversos países da América do Sul.

A linha de mangueiras para indústria química da Inaflex tem todas as características necessárias para utilização segura na sucção e descarga de uma vasta gama de produtos químicos, petroquímicos e hidrocarbonetos. Portanto, podem ser usadas em indústrias químicas, petroquímicas, terminais marítimos, além de caminhões-tanque e navios.

Mangueiras para Indústria Química

Inaflex VRU

Mangueira extremamente leve, flexível e resistente a gases e vapores corrosivos e/ou inflamáveis tais como: Vapores Ácidos, de Hidrocarbonetos, Solventes etc.

Aplicação:

Adequada para recuperação de Gases e Vapores em plataformas de carregamento, Caminhões e Vagões-Tanque, plataformas com sistema Bottom Loading etc.

Informações Técnicas