Com certeza, a água é um dos recursos mais utilizados pelas indústrias em geral. Afinal de contas, ela apresenta uma série de aplicações: desde insumo para incorporar um produto até o resfriamento de equipamentos. Assim, a transferência de água na indústria é uma operação importante, que exige cautela para que seja realizada com segurança e sem desperdícios. Afinal de contas, o uso racional desse recurso é imprescindível!

Então, continue lendo para descobrir como ocorre na prática o transporte de água na indústria. Também, veja como transferir esse recurso com eficiência através da mangueira mais adequada para cada tipo de operação.

Contexto sobre o uso da água no setor industrial

Ainda no século passado, três fatores principais contribuíram para a crescente demanda do consumo de água no Brasil: o aumento populacional, a expansão do cultivo irrigado e o desenvolvimento industrial. Para se ter uma ideia, no ano de 1900 o consumo anual de água pela indústria era de 4 km³. Porém, 10 anos mais tarde, esse consumo subiu para 117 km³. Atualmente, o setor industrial é responsável por aproximadamente 22% do uso mundial de água

Aqui no Brasil, o maior consumo de água está na irrigação, que utiliza cerca de 46% do total de recursos hídricos retirados da natureza. Depois, aparece o consumo humano urbano, com 27%. E, em terceiro lugar, o uso industrial, representando 18% do total. De fato, o consumo de água pelo setor industrial é bastante expressivo, pois esse é um recurso imprescindível para as fábricas. 

Uma alternativa inteligente e ambientalmente responsável

Devido ao crescimento contínuo da demanda de água, associada ao aumento da poluição, hoje existe uma prática de consumo bastante importante: a do reuso. Também conhecida como o uso de água residuais, essa alternativa é utilizada não apenas no setor industrial, mas também para consumo doméstico e agrícola.

Aliás, esse tema se tornou ainda mais importante em território nacional com o estabelecimento da Lei 9.433/97, que prevê a cobrança pelo uso dos recursos hídricos como um instrumento de gestão. Portanto, o reuso da água faz parte de uma série de práticas que visam o uso racional ou eficiente desse recurso. Assim, compreende também o controle de desperdícios e perdas.

Sem dúvida, a substituição da água potável pela água de reuso ajuda a manter a sustentabilidade desse elemento tão valioso para o planeta. A saber, no setor industrial, tratar a água já utilizada em processos anteriores, ou reutilizá-la para fins menos nobres, se torna uma iniciativa extremamente viável.  

Por exemplo, em situações onde altos padrões de qualidade não são necessários, como o resfriamento de motores ou a geração de calor, utilizar a água de “segundo uso” pode ser uma escolha inteligente e ambientalmente responsável.

Como ocorre na prática o uso da água no setor industrial?

De maneira geral, a qualidade e a quantidade de água utilizada na Indústria variam bastante. Sobretudo, de acordo com as atividades industriais, o ramo da empresa e a sua capacidade de produção. Portanto, a água na indústria pode ter inúmeras aplicações, de modo que as principais são:

  1. Matéria-prima:

A saber, a água pode ser utilizada como matéria-prima para incorporar o produto final. Por exemplo, isso ocorre nas indústrias de:

  • Bebidas;
  • Produtos de higiene;
  • Cosméticos;
  • Produtos de limpeza;
  • Fármacos.

Nesses casos, é fundamental assegurar um excelente grau de qualidade da água, equivalente ou superior ao da água de consumo humano. Afinal, o objetivo é garantir a qualidade do produto e, principalmente, proteger os consumidores finais.

  1. Geração de energia:

Em termos simples, esta aplicação transforma a energia cinética, potencial ou térmica presente na água em energia mecânica e, consequentemente, em energia elétrica. Assim, pode-se utilizar a água bruta de um lago, rio ou outro sistema que tenha o recurso acumulado.

Aliás, quando a energia térmica se transforma em energia mecânica – para movimentar uma turbina, por exemplo – é importante que a água tenha um grau de qualidade alto. Principalmente, para que não haja problemas nos equipamentos, impactando a eficiência do funcionamento da máquina.

  1. Aquecimento ou resfriamento:

Outra aplicação da água no setor industrial diz respeito ao aquecimento ou resfriamento. Em ambos os casos, ela é utilizada geralmente em forma de vapor. Por exemplo, algumas operações industriais causam altos níveis de calor, assim a água é utilizada para remover a alta temperatura e, consequentemente, resfriar o equipamento ou a solução.

  1. Fluido auxiliar:

Também, a água pode ser utilizada como fluido auxiliar em inúmeras atividades. Por exemplo:

  • Preparação de soluções químicas;
  • Reagentes químicos;
  • Preparação de suspensões;
  • Operações de lavagem;
  • Transporte de substâncias.

Desse modo, a qualidade da água vai depender do processo a que se destina. Por exemplo, caso a água entre em contato com o produto final, evidentemente a sua qualidade precisará ser superior. Em contrapartida, se a água não entrar em contato com o produto final, a qualidade poderá ser menos restritiva que a da água utilizada para consumo humano.

  1. Transporte de substâncias:

Ainda, grande parte das indústrias utilizam a água para transporte de diferentes tipos de substâncias. Por exemplo, durante:

  • Lavagem de instalações sanitárias;
  • Incorporação de subprodutos sólidos, líquidos ou gasoso;
  • Lavagem de equipamentos;
  • Abastecimento de embarcações.

Enfim, é importante destacar que a água pode desempenhar não apenas um, mas vários papéis em uma mesma indústria. De qualquer forma, é inegável que esse recurso é imprescindível para o setor e que deve estar disponível na qualidade e quantidade necessários para atender o uso específico de cada empresa.

Exemplos de setores industriais que utilizam a água

Diante da ampla utilização de água por parte da Indústria, alguns setores se destacam pela quantidade e pelo volume do recurso utilizado durante as operações. A seguir, veja alguns exemplos:

  • Indústria Química: 

Aqui, a água é utilizada sobretudo como matéria-prima na fabricação de uma série de produtos, que são componentes fundamentais na fabricação de quase todos os demais produtos de consumo final e industrial. Por exemplo: nylon, borracha, solventes, tintas, éteres, papel, cosméticos, medicamentos, etc.

  • Indústria Petrolífera: 

Aliás, a água é um recurso que também é bastante utilizado no processo de refino de petróleo. De maneira geral, a utilização principal da água neste local é para a refrigeração. Assim como para geração de vapor. Nem sempre a água é utilizada necessariamente na fabricação dos combustíveis, mas também pode ser usada indiretamente durante as operações. Por exemplo, na reposição de caldeira ou de torre de resfriamento.

  • Indústria Náutica:

Ademais, a água pode ser utilizada na Indústria Náutica para duas finalidades principais: como suprimento para as embarcações (água potável), ou ainda para estabilizar os navios (água de lastro). Neste último caso, trata-se da água que um navio carrega em tanques que têm como objetivo manter seguras as condições de operação durante uma viagem. Por exemplo: reduzir esforços exercidos sobre o casco, melhorar a manobrabilidade e também a propulsão, quando ele encontra-se carregado.

Mangueira ideal para transferência de água na indústria 

De fato, a água é um recurso que pode ser utilizado pelas indústrias para diversas finalidades. Na maioria das vezes, ela é transferida por meio de mangueiras fabricadas especificamente para cada caso. 

Então, é importante que a mangueira industrial para transferir água na indústria apresente alguns requisitos específicos para que desempenhe um papel eficiente. Sobretudo, garantindo a segurança e evitando desperdícios desse recurso tão nobre durante as operações.

  • Composição adequada:

Em especial para as operações em que a água é utilizada como matéria-prima para a fabricação de produtos para uso industrial ou final, é importante que a mangueira tenha uma composição específica. Uma vez que a substância transferida entrará em contato diretamente com a mangueira, é fundamental que esta seja fabricada com um material adequado. Principalmente, para evitar contaminações ou outras situações que comprometam a qualidade da água. 

  • Resistência à pressão:

Sobretudo em processos como lavagem, transporte, segregação ou outras atividades similares, é fundamental que a mangueira seja capaz de suportar altos níveis de pressão. Principalmente, para que ela consiga operar com segurança, sem apresentar falhas. Ou seja, evitando acidentes ou desperdícios durante a transferência. 

  • Resistência a intempéries e abrasão:

Assim como as demais, a mangueira destinada para transferência de água deve ser resistente a intempéries e abrasão. Principalmente, para garantir que o equipamento não danifique ou sofra depreciações nos ambientes desafiadores em que opera. Dessa maneira, é possível oferecer mais segurança aos processos.

Por fim, essa resistência também confere uma maior durabilidade à mangueira. Ou seja, faz com que ela não rasgue, torça ou que seja comprometida com facilidade.

Precisando de mangueira para transferência de água em processos industriais? 

Diante da grande demanda das indústrias por mangueiras para transferência de água com eficiência e segurança, aqui na Inaflex desenvolvemos a Transmaster Água/Ar SL. De modo geral, é uma mangueira de borracha pensada exclusivamente para transferência  (sucção e recalque ) de água e ar

A saber, ela é construída com um tubo interno de borracha SBR e conta com uma carcaça de camadas têxteis, que garantem reforço à tração e torção. Também, a mangueira possui um espiral de arame embutido para maior resistência ao vácuo e à pressão. Aliás, o equipamento conta um alcance térmico de -20ºC a 80ºC e uma pressão de ruptura 4 vezes a pressão de trabalho.

Sem dúvida, a Transmaster Água/Ar SL é uma excelente opção para as operações que realizam a transferência de água.

Compre mangueira para transferência de água na indústria com quem é referência no mercado:

Desde 1983 a Inaflex atua no mercado oferecendo mangueiras, conexões e serviços técnicos de alta qualidade para grandes indústrias presentes não apenas no Brasil, mas também em polos da América do Sul. De fato, somos uma referência no setor industrial.

Inclusive, todas as mangueiras são fornecidas com testes elétrico e hidrostático, o que reflete a preocupação da Inaflex com a segurança e eficiência dos processos. Sem contar que temos um time de profissionais capacitados para realizar a instalação e manutenção das mangueiras, além de treinar os colaboradores para manuseá-las com segurança. 

Então, precisando de mangueiras para transferência de água na indústria? Faça um orçamento agora mesmo!