reparos de mangueiras industriais

De fato, as mangueiras exercem uma função estratégica e são essenciais para o funcionamento da linha de produção da grande maioria das indústrias. Afinal, elas são responsáveis por transferir materiais em estado sólido, líquido ou gasoso, em diferentes temperaturas ou condições. Portanto, trazem mais agilidade para o processo de transferência, contribuindo para a produtividade da empresa. Então, devido ao papel importante que esses equipamentos exercem, é essencial que o cronograma dos reparos de mangueiras industriais esteja sempre em dia!

Continue lendo para descobrir a importância de realizar a manutenção periodicamente, assim como as principais falhas que podem ser detectadas durante os reparos.

 

Quando fazer os reparos de mangueiras industriais?

De modo geral, a manutenção das mangueiras industriais tem como objetivo maximizar a vida útil do equipamento, visto que essa iniciativa realiza uma série de inspeções necessárias para manter ou restaurar algum componente da mangueira.

Aliás, em um mercado cada vez mais competitivo, em que o “prazo de entrega” é tido como um fator de diferenciação dentre os concorrentes, a manutenção das mangueiras torna-se imprescindível. Principalmente, para as indústrias que desejam estar com as demandas sempre em dia, mantendo o máximo de eficiência nos serviços prestados.

Além de garantir os prazos de entrega, outros benefícios da manutenção, são:

  • Garante segurança à operação, bem como aos profissionais envolvidos;
  • Melhora a qualidade na linha de produção;
  • Aumenta a produtividade do negócio;
  • Reduz os riscos de acidentes envolvendo os funcionários;
  • Evita desperdícios.

Portanto, a manutenção das mangueiras deve ser uma prática periódica! Sobretudo, para evitar a parada repentina, a ameaça à segurança dos profissionais e os prejuízos para a empresa.

 

 

Manutenção das mangueiras industriais na prática:

Para entender sobre a real importância da manutenção das mangueiras, vamos a um exemplo prático! Então, imagine que você é gestor de uma empresa que atua no setor petrolífero. Logo, tem como clientes outras indústrias que utilizam o petróleo e os seus derivados como matéria-prima para fabricar produtos diversos.

Entretanto, seja por falta de um cronograma ou por achar uma prática desnecessária, você não realiza a manutenção das mangueiras da empresa há meses. Assim, inesperadamente, as mangueiras responsáveis por transferir o petróleo na linha de produção principal começam a apresentar falhas.

Além de trazer custos para reparos não planejados, essa situação também implica outros prejuízos para a empresa. Por exemplo:

  • Interrupção repentina da produção;
  • Atrasos nas entregas;
  • Perdas de produto (por causa de vazamento ou gotejamento);
  • Insatisfação dos clientes;
  • Perda de competitividade no mercado.

Enfim, falhas inesperadas nas mangueiras podem ocasionar não apenas despesas extras para a indústria, mas também colocar em risco a segurança das operações e afetar negativamente a reputação do negócio perante os clientes ou acionistas.

 

reparos de mangueiras industriais

Quais os principais problemas detectados nos reparos?

De fato, a manutenção das mangueiras é uma prática que assume uma função cada vez mais estratégica dentro das indústrias. Uma vez que essa inspeção seja feita regularmente, permite o bom funcionamento das operações de transferência dos materiais. Assim, contribui para o desenvolvimento da empresa como um todo.

Em geral, os principais problemas das mangueiras industriais que podem ser detectados a partir da manutenção, são:

  • Vazamentos: o vazamento ou gotejamento geralmente ocorre pelo fato da mangueira ser instalada incorretamente. Ou ainda, devido a outros fatores que afetam a integridade do equipamento. Dessa forma, há a perda de produto, gerando prejuízos financeiros para a indústria.
  • Torções: também, é bastante comum que a manutenção identifique torções ou quebras nas mangueiras. Na maioria das vezes, como consequência do tempo de uso, condições de trabalho severas ou devido ao manuseio incorreto. Além de diminuir a vida útil do equipamento, essas falhas podem ocasionar situações de perigo dentro da indústria. Especialmente quando se trata da transferência de materiais químicos ou perigosos. Por exemplo, podem ocorrer explosões ou contaminações.

 

reparos de mangueiras industriais

Por que esses problemas acontecem?

Sem dúvida, o uso incorreto é a principal causa das falhas e demais problemas que ocorrem nas mangueiras industriais. Ou seja, muitas vezes a mangueira é utilizada para uma finalidade que não está de acordo com as suas especificações técnicas.

Por exemplo, as mangueiras destinadas para transportar materiais abrasivos geralmente são compostas por diversas camadas que garantem mais resistência e reforço contra a abrasão. Portanto, caso seja escolhida a mangueira incorreta para transferir esses componentes, haverá um risco de o equipamento não suportar a pressão e a abrasividade da transferência, de modo que a mangueira possa rasgar ou danificar. Logo, colocando em risco a segurança da operação e dos profissionais.

 

Outros fatores que causam danos nas mangueiras industriais:

Além disso, outras causas das falhas nas mangueiras, são:

  • Raio de curvatura errado;
  • Pressão durante a transferência além da suportada pelo equipamento;
  • Manuseio incorreto;
  • Exposição inadequada.

Por exemplo, aqui na Inaflex nós temos uma linha de mangueiras exclusiva para ser utilizada em alto mar. Por isso, os equipamentos são fabricados com componentes específicos para suportar a exposição frequente à água do mar, assim como às intempéries deste local.

 

reparos de mangueiras industriais

Identifique os principais reparos: manutenção preventiva

A saber, a manutenção das mangueiras industriais pode se dividir em quatro categorias principais:

  • Preventiva;
  • Preditiva;
  • Corretiva;
  • Detectiva.

Clique aqui para ver mais informações sobre cada uma e como elas funcionam na prática!

Afinal, cada situação pode exigir um tipo de manutenção específica, considerando as demandas e particularidades de cada indústria.

Entretanto, a manutenção preventiva é a mais indicada! Assim como o próprio nome indica, essa categoria refere-se a uma parada programada para realizar uma manutenção das mangueiras.

De modo geral, o objetivo principal é evitar que apareçam falhas ou desgastes que podem comprometer o desempenho do equipamento. Também, a manutenção preventiva busca diminuir as chances de acidentes, mantendo os profissionais seguros e a produção sempre eficiente.

Portanto, a manutenção preventiva é extremamente vantajosa para a indústria. Afinal, ela garante:

  • Produtividade;
  • Segurança;
  • Economia;
  • Maior vida útil às mangueiras.

 

 

Principais testes realizados na manutenção

Nesse sentido, existem alguns testes específicos que são realizados durante a manutenção. Sobretudo, são fundamentais para certificar que as mangueiras estejam sempre em boas condições para as operações de transferência.

Aqui na Inaflex, temos maquinário especializado e uma equipe altamente qualificada para realizar os principais testes e inspeções que as mangueiras da sua empresa necessitam para estarem sempre produtivas. Dentre eles vale destacar:

  • Testes hidrostático e elétrico;
  • Reparos e recondicionamentos;
  • Colocação de revestimentos (como reforços);
  • Montagem de engates e conexões.

Inclusive, emitimos certificados para todos os testes que são feitos durante a manutenção das mangueiras. Dessa forma, garantimos que a inspeção seja feita de maneira correta, eficiente e considerando todas as normas nacionais e internacionais de segurança.

 

reparos de mangueiras industriais

Precisa de reparos de mangueiras industriais?

Assim como você percebeu, a manutenção de mangueiras industriais é uma prática essencial para o bom funcionamento da empresa como um todo. Além de garantir a otimização do tempo de produção, essa prática traz mais segurança aos profissionais, assim como economia e produtividade para a indústria.

Porém, é imprescindível realizar a manutenção das mangueiras com quem é especialista no assunto. Além de contar com profissionais treinados, uma empresa especializada possui conhecimento sobre quando e quais testes e reparos devem ser realizados.

Então, a Inaflex é referência na fabricação e manutenção de mangueiras industriais. Desde 1985 atuamos no mercado atendendo grandes marcas presentes nos principais polos industriais do Brasil. Hoje, também temos clientes em diversos países da América do Sul.

Com certeza, possuímos experiência e expertise necessários para manter as mangueiras e acessórios da sua indústria sempre seguros, produtivos e em ótimas condições. Clique aqui para entrar em contato conosco agora mesmo!