equipe trabalhando

 

Falhas na instalação ou utilização das mangueiras industriais podem abreviar a vida útil delas e colocar em risco a sua produção. Além disso, significa ter gastos desnecessários e até prejuízos, caso seja necessária a interrupção do trabalho para sua substituição ou reparo.

Portanto, para evitar que isso aconteça, é fundamental ter alguns cuidados. Primeiramente, é preciso  escolher a mangueira mais adequada à necessidade da sua indústria, de acordo com o material a ser transferido, pressão e temperatura de operação, entre outras informações fundamentais para essa decisão. 

Além disso, após a aquisição da mangueira que melhor lhe atenderá, é necessário seguir a orientação do fabricante na utilização, para evitar transtornos. Aliás, aqui na Inaflex, além de comercializar mangueiras de altíssima qualidade, também oferecemos suporte técnico e treinamento para as equipes que farão o manejo dos equipamentos na sua indústria. Contar com esse acompanhamento faz toda a diferença! 

Mas, uma vez adquirida a mangueira correta, o que pode acontecer de errado? Listamos aqui neste texto as principais falhas nas mangueiras industriais, que podem colocar em risco o seu trabalho. 

Torção da mangueira 

Quando utilizada de forma torcida, a mangueira enfraquece e também tem sua vida útil abreviada. Ou seja, esse problema pode levar a vazamentos, colapso ou rompimento da mangueira.

Portanto, é importante ficar atento, para que isso não ocorra na instalação.

Ruptura da mangueira pelo desgaste da cobertura

A cobertura é, de fato, uma capa protetora para a mangueira. Mas, quando rompida, ela pode levar ao rompimento da própria mangueira e à corrosão dos arames de reforço interno dependendo do tamanho do desgaste.

Assim, é preciso ficar atento, pois essa ruptura pode ocorrer por impacto da mangueira contra agentes cortantes ou pelo atrito constante com superfícies abrasivas e exigirá sua substituição.  

equipe analisando falhas na mangueira

Raio mínimo de curvatura

Quando o raio de curvatura da mangueira é respeitado, o material transportado flui sem interrupções. Mas, quando ele é menor que o especificado, pode levar a: 

  • formação de vincos permanentes na mangueira;
  • vazamentos pelo corpo ou conexões;
  • colapso da mangueira;
  • rasgos ou cortes nos materiais da mangueira; 
  • deslocamento dos arames devido à dobra.

Por isso, é necessário respeitar o raio mínimo de curvatura indicado pelo fabricante. 

Enrijecimento da mangueira

O enrijecimento da mangueira pode acontecer por ressecamento ou queimadura, quando ela é exposta a temperaturas mais elevadas do que sua capacidade de suporte. Isso a deixa quebradiça e com trincas

Incompatibilidade química com o fluido

Já dissemos em outras ocasiões aqui no blog que cada mangueira foi desenvolvida com uma finalidade, para o transporte de um ou mais produtos especificamente. Por isso, nosso catálogo aqui na Inaflex é tão abrangente: para atender a todas as necessidades da sua indústria. 

Mas, quando uma mangueira é utilizada para transferência de um produto que não esteja dentro de sua especificação técnica – seja por temperatura ou composição química – o tubo interno pode se deteriorar. 

Migração do fluido pela cobertura

Fique atento caso apareçam bolhas na cobertura da mangueira, ou se o formato delas for alterado, como se apresentasse um inchaço. Além disso, se preocupe também caso ela fique mais mole do que sua característica normal.

Todos esses casos acima são sinais de que há um problema claro e a transferência precisará ser interrompida. 

Mas, por que isso acontece? Um dos motivos pode ser incompatibilidade com o fluido no qual a mangueira está imersa. 

Portanto, é preciso respeitar a especificação técnica da mangueira: isso evitará que esse tipo de problema aconteça. 

porto comercial

Ruptura da mangueira próximo da conexão

Isso pode acontecer quando o comprimento da mangueira é mais curto do que o necessário. Ou, ainda, quando o raio de curvatura se inicia no pé da conexão.

A importância das especificações técnicas e manutenção constante

Como pudemos ver acima, em todos os exemplos de possíveis falhas nas mangueiras industriais há um ponto em comum: o respeito às especificações técnicas e indicações de uso de cada modelo.

Assim, claro, incidentes involuntários podem ocorrer no decorrer da utilização das mangueiras. Por exemplo, pode haver algum tipo de impacto ou contato não previsto.

Mas, boa parte dos problemas poderia ser evitada fazendo-se uma boa análise antes mesmo da aquisição das mangueiras. Além disso, a utilização correta delas também é importante para que a vida útil seja prolongada ao máximo. 

Então, é pensando nisso que a Inaflex tem uma divisão especializada em manutenções e treinamentos, que podem ser realizados tanto nas nossas instalações quanto nas do cliente que for utilizar nossas mangueiras.

Portanto, fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre esses serviços! Nosso time de consultores especializados está à sua disposição e, claro, todos os produtos que temos em catálogo para lhe atender. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*