A descarga de combustível é um procedimento que precisa ser realizado com cuidado, atenção e o máximo de segurança. Acima de tudo, porque trata-se de materiais inflamáveis e com alto potencial para a ocorrência de acidentes e contaminações. Além disso, erros na operação podem implicar em prejuízo para as partes envolvidas. 

Por isso, o post de hoje traz informações importantes sobre a descarga de combustível: seus responsáveis, as diferentes formas de descarga de material e itens relacionados à segurança. 

 

O que é a descarga de combustível?

Primeiramente, descarga de combustível é o processo no qual um caminhão ou vagão-tanque descarrega o conteúdo transportado em um posto de abastecimento. Por exemplo, estes combustíveis podem ser:

  • óleo diesel;
  • gasolina;
  • querosene;
  • biodiesel. 

Quem é o responsável pela descarga de combustível?

Acima de tudo, para que a descarga de combustível aconteça de forma segura, é preciso que o procedimento aconteça em conjunto Ou seja, simultaneamente entre o motorista do caminhão e um funcionário do posto

Inclusive, este funcionário deverá conferir a documentação do produto a ser descarregado. Bem como os lacres de segurança e indicar ao motorista o local exato da descarga.

funcionário de posto de gasolina

Bottom Loading x Top Loading: as formas de descarga

A saber, existem dois sistemas de carga e descarga de caminhões ou vagões-tanque: Top Loading e Bottom Loading. Dessa forma, a Inaflex possui modelos de mangueiras para ambos. 

Carregamento Top Loading

Top Loading é quando o tanque é carregado por cima. Isto é, há a necessidade de um operador subir no tanque, abri-lo e acoplar a mangueira. Assim, nesse sistema só pode ocorrer o carregamento de uma boca por vez. 

Além disso, há alguns riscos envolvidos nessa operação: 

  • de que algo caia dentro do tanque;
  • de que o operador caia de cima do caminhão;
  • de desperdício de material por evaporação

Carregamento Bottom Loading

Por sua vez, Bottom Loading é o carregamento por baixo, o qual elimina a necessidade de um operador subir no caminhão. Além disso, há menos perda de material por evaporação, já que o sistema Bottom é completamente selado. 

Ademais, também é mais eficiente, porque podem ser carregadas várias bocas ao mesmo tempo. Portanto, é o dobro do tempo mais rápido

De fato, alguns fatores tornam o Bottom Loading mais seguro que o Top Loading:

  • Acoplamento: é feito por meio de uma válvula seca, ou seja, sem que aconteça qualquer derramamento de líquido. Aliás, isso ocorre de forma pneumática e totalmente independente de ação humana. 
  • Sensor de transbordamento overfill: é um sensor óptico que detecta o nível de líquido dentro do tanque e, em caso de emergências, desliga a bomba.  

Portanto, esse é o motivo de que, em alguns países, o único sistema de carregamento e descarga permitido é o Bottom Loading.  

caminhão carregando combustível

Mangueiras para descarga de combustível

Assim, as mangueiras para Bottom Loading da Inaflex é composta de múltiplas camadas de materiais termoplástico e tem estrutura reforçada para evitar o alongamento excessivo. 

Além disso, possui arame de reforço interno e externo de aço galvanizado, aço carbono revestido de polipropileno, aço inoxidável AISI 304/L ou 316/L, eletricamente conectados aos terminais. A saber, ela é adaptável a qualquer tipo de braço mecânico. 

Desse modo, para cumprir essa finalidade, desenvolvemos as mangueiras VRU e Bottom Loading: 

  • VRU extremamente leve, flexível e resistente a gases e vapores corrosivos e/ou inflamáveis, como: vapores ácidos, de hidrocarbonetos, solventes, entre outros. Indicada para recuperação de gases e vapores em plataformas de carregamento, caminhões e vagões-tanque e plataformas com sistema bottom loading. Possui arame de reforço interno e externo de aço galvanizado, aço carbono revestido de polipropileno, aço inoxidável AISI 304/L ou 316/L, eletricamente conectados aos terminais.
  • Bottom LoadingPara abastecimento de derivados de petróleo, biodiesel, entre outros, com sistema de botton loading. Composta de múltiplas camadas de materiais termoplásticos, tem estrutura reforçada para evitar o alongamento excessivo, arame de reforço interno e externo de aço galvanizado, aço carbono revestido de polipropileno, aço inoxidável AISI 304/L ou 316/L, eletricamente conectados aos terminais e adaptáveis a todos os tipos de braços mecânicos. 

Segurança na descarga de combustível

De fato, existem diversos cuidados a serem tomados para que a descarga de combustível aconteça sem intercorrências, além do trabalho em conjunto entre o motorista do caminhão e o funcionário do posto já citado. 

funcionário abastecendo carro

 

  1. Certifique-se que a área está isolada

O isolamento da área na qual vai ocorrer o descarregamento é muito importante para evitar explosões, vazamentos e outros acidentes.

Então, o caminhão deverá estacionar em um local próximo ao descarregamento. Desse modo, poderá sair rapidamente em caso de emergências, sem necessidade de fazer manobras ou dar marcha ré. 

Além disso, não pode haver aparelhos elétricos ligados, como geladeiras e freezers, em um perímetro de 3 metros do ponto de descarga, pois há risco de explosão. Aliás, o mesmo vale para máquinas de solda e equipamentos que causem faíscas ou chamas, bem como cigarros acesos e até aparelhos celulares

Por isso, é fundamental que o motorista do caminhão ou outro funcionário designado instale os equipamentos de segurança e sinalização

Por exemplo, cones e placas, com o objetivo de informar sobre o perigo naquele local. Bem como extintores e cabo terra para isolamento do caminhão. 

  1. Verifique a capacidade dos tanques

Sobretudo, antes de iniciar o descarregamento, é fundamental verificar se o tanque do posto tem capacidade disponível para receber a quantidade de combustível a ser descarregada. Dessa forma, evita-se transbordamento e vazamento de material. 

A princípio, todos os veículos que transportam combustível são abastecidos conforme o volume indicado pela seta de capacidade do tanque. Por isso ela deve ser checada antes que o descarregamento inicie. 

Da mesma forma, ao final da descarga, é preciso verificar se todo o combustível foi descarregado. 

  1. Confira os dados do combustível

Antes que o descarregamento seja iniciado, é indispensável conferir:

  • os dados do combustível na nota fiscal; 
  • as bocas de enchimento;
  • se os lacres estão intactos. 

Em seguida, devem ser colhidas amostras do combustível para que sejam feitas análises do produto. A saber, este passo é importante para evitar adulterações. Afinal, em caso de irregularidades, o produto poderá ser rejeitado

posto de gasolina

  1. Atenção aos resíduos finais

Após o término da descarga, o conferente do posto deverá checar se o compartimento do caminhão-tanque está totalmente vazio. Além disso, deve-se verificar a necessidade de drenagem e limpeza no interior da câmara de contenção da descarga.

Assim, a drenagem do caminhão deve ser feita com balde de alumínio, tomando o máximo cuidado para que a capacidade do balde seja respeitada. 

Checklist rápido

A fim de otimizar a sua operação de descarga de combustível, preparamos um checklist rápido, com os principais itens a serem observados para evitar erros

  • isolar e sinalizar a área de estacionamento do caminhão-tanque;
  • checar a documentação do combustível e capacidade do tanque;
  • romper os lacres e fazer a análise do combustível;
  • conectar o cabo terra;
  • acoplar a mangueira;
  • efetuar a descarga do combustível;
  • após a descarga, verificar se o compartimento do caminhão-tanque está completamente vazio;
  • desacoplar a mangueira;
  • fechar as tampas;
  • assinar e carimbar a nota fiscal, encerrando a entrega. 

Portanto, com essas dicas e cuidados, é possível fazer uma descarga de combustível sem erros e sem riscos adicionais. 

Aliás, saiba que você pode contar com a qualidade dos produtos e serviços da Inaflex, para tornar a sua operação ainda mais segura. Então, entre em contato com o nosso time comercial e conheça mais sobre nosso portfólio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*