Sem dúvida, a Construção Civil é um dos pilares para o desenvolvimento da economia. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor contribui com cerca de 7% para o PIB do País e é responsável por gerar mais de 350 mil empregos. Aliás, o segmento movimenta diversas cadeias de suprimentos. Por exemplo, utiliza aço, concreto, tijolos, revestimentos, tintas, etc. Assim, estima-se que mais de 60 atividades econômicas da indústria geral tenham relação com a Construção Civil. Nesse sentido, a mangueira para concreto é um dos suprimentos indispensáveis para as operações de transferência no setor.
Então, continue lendo para descobrir as finalidades da mangueira para concreto, assim como dicas sobre o que considerar no momento de comprar o modelo ideal.
Utilização do concreto no Brasil: veja os principais tipos
De fato, o concreto é um dos principais materiais da Construção Civil. De maneira geral, é uma mistura feita a partir de:
- Cimento;
- Pedras;
- Água;
- Areia;
- Aditivos;
- Adições.
Nestes dois últimos casos, tratam-se de produtos para melhorar o desempenho do concreto.
Então, com base nos materiais utilizados para fabricação e nas respectivas quantidades, é possível obter diferentes tipos de concreto. A saber, isso pode impactar em características como: método de aplicação, custo e resistência.
Concreto convencional
Em tese, é feito o lançamento do concreto nas fôrmas a partir do método tradicional. Ou seja, com carrinho de mão, caçamba, balde, dentre outros equipamentos.
Inclusive, o concreto convencional pode ser feito em usina ou fabricado na própria construção, com ajuda de uma betoneira.
Concreto bombeável
De maneira geral, a principal diferença do concreto convencional para o bombeável, é a fluidez. Aqui, a utilização do concreto é feita a partir do bombeamento, logo é possível alcançar distâncias maiores durante a aplicação.
Inclusive, para atingir essa fluidez maior, normalmente aumenta-se a parcela de água ou a incorporação de aditivos químicos. Sobretudo, que deixam a mistura mais maleável e diminuem a granulometria.
Concreto projetado
Outro tipo de concreto bastante comum no País, é o projetado. Aliás, ele apresenta uma fluidez ainda maior, em comparação com o concreto bombeável.
Normalmente, a aplicação do concreto projetado é feita com máquinas de pressão, que lançam um jato de concreto sobre as superfícies. Sobretudo, esse tipo é utilizado em encostas (para evitar deslizamentos), túneis e afins.
Concreto leve
Aqui, a fabricação do concreto é feita com agregados leves. Por exemplo, isopor e argila. Ou ainda, é feita a incorporação de bolhas de ar na mistura.
Neste último caso, o ar incorporado é o mesmo utilizado para vedação de paredes e divisórias. Portanto, as vantagens de utilizar esse tipo de concreto são a redução de peso e o isolamento térmico-acústico.
Concreto pesado
Em contrapartida, o concreto pesado é feito com adjuntos especiais, de modo que a mistura ganhe maior resistência mecânica, durabilidade e proteção contra radiações.
Por isso, construções como gasodutos ou salas de raio X em hospitais, utilizam esse concreto com frequência.
Concreto submerso
Já os locais que têm a presença de água, comumente utilizam o concreto submerso. Por exemplo, tubulações, barragens ou estruturas submersas.
Aliás, como o concreto está mais suscetível a sofrer depreciação ao longo do tempo, utiliza-se produtos como a sílica ativa a fim de diminuir a permeabilidade do material.
Mangueiras para concreto: para que servem?
Na maioria das vezes, utiliza-se a mangueira para concreto para o bombeamento de concreto, durante a etapa de concretagem. Ou seja, na fase de finalização da construção. Principalmente, em canteiros de grande porte, em que se busca maior produtividade da equipe e otimização dos recursos da obra.
Aqui, a mangueira trata-se de um equipamento indispensável para projetar o concreto sobre uma superfície em questão. Por exemplo, lajes, túneis, pilares, vigas, etc. Nesse sentido, as mangueiras são conectadas a bombas, que podem suportar grande volume de bombeamento e diferentes condições de pressão.
Embora o nome sugira que a mangueira possui uso exclusivo para conduzir concreto, esse modelo apresenta outros objetivos no que diz respeito ao transporte de materiais. Outras utilizações dessa mangueira além do bombeamento de concreto, são:
- Bombeamento de gesso;
- Projeção de argamassa;
- Jateamento de granalhas de metal ou vidro;
- Sucção de materiais abrasivos (como cimento em pó).
Quais são as características necessárias às mangueiras para concreto?
A fim de garantir segurança e eficiência à mangueira, é preciso considerar algumas características importantes. Não apenas para que o equipamento transfira os materiais com eficácia, mas também para que mantenha os profissionais seguros durante as operações.
Mangueira para concreto: Especificações
Também, é muito importante que a mangueira seja projetada de acordo com as especificações em que será utilizada. Por exemplo, caso seja para o processo de bombeamento, é fundamental que a mangueira tenha características para suportar a pressão que será exercida pela máquina.
Ou ainda, em alguns casos a mangueira pode ser utilizada para o transporte pneumático de cimento em pó ou outros materiais similares. Aqui, é essencial certificar-se de que a mangueira tenha as conexões necessárias para transferir o material entre o caminhão e o canteiro da obra.
Mangueira para concreto: Ergonomia
Por fim, é imprescindível garantir que a mangueira para concreto seja flexível. Principalmente, com o intuito de tornar o trabalho dos profissionais mais leve, ergonômico e seguro.
Linha exclusiva Inaflex de mangueira para concreto
Aqui na Inaflex, desenvolvemos uma linha exclusiva de mangueiras para Construção Civil. Dentre elas, a Transmaster Bomba de Concreto: a mangueira ideal para transferir concreto de forma segura.
A saber, é uma mangueira fabricada em borracha extremamente resistente, principalmente à abrasão. Assim, conta com uma carcaça construída com camadas têxteis para reforço à tração e torção. Também, possui um arame para maior resistência à sucção e uma capa externa resistente a intempéries.
Além de suportar diferentes tipos de temperatura, também resiste a diversos níveis de pressão. Assim como as demais mangueiras da Inaflex, a Transmaster Bomba de Concreto é fornecida com certificado de qualidade, e dos testes hidrostático e elétrico.
Faça um orçamento de mangueira para concreto com a Inaflex!
Então, se você está em busca de mangueiras para concreto que sejam seguras, resistentes e duráveis, fale com a Inaflex!
Afinal, somos uma fabricante de mangueiras industriais referência no mercado. Desde 1983 oferecemos mangueiras, mangotes e conexões para os mais diversos setores, incluindo a Construção Civil. Hoje, atendemos grandes marcas, presentes nos principais polos industriais do Brasil e da América do Sul. Enfim, somos uma empresa certificada ISO 9001:20015.
Clique aqui para entrar em contato e venha fazer um orçamento agora mesmo!