mangueiras industriais para tintas e solventes

Atualmente, o Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais de tintas e solventes. Com isso, há centenas de fabricantes de grande, médio e pequeno porte espalhados pelo País. Porém, 75% das vendas são provenientes das dez maiores indústrias. Nesse sentido, as mangueiras industriais para tintas e solventes são essenciais para a produção do segmento, pois permitem que o transporte de diferentes componentes seja realizado com eficiência e segurança.

De acordo com a ABRAFATI, em 2022 o volume de tinta produzido foi de 1,647 bilhões de litros. Assim, a produção do setor se divide em: tinta automotiva (2,0%), tinta para indústria em geral (11,2%), tintas especiais (4,3%) e tinta imobiliária (82,5%). Nesse contexto, as mangueiras industriais para tintas e solventes devem apresentar características específicas para que desempenhem o seu papel corretamente e garantam produtividade às indústrias. Então, continue lendo para descobrir quais são esses atributos e conheça a linha completa de mangueiras da Inaflex, para este setor..

Tintas e solventes: o que são esses produtos químicos?

A saber, os solventes e as tintas são produtos químicos complementares. Afinal de contas, os solventes são líquidos voláteis, utilizados em diversas fases da fabricação das tintas, e possibilitam que a substância se apresente sempre com o padrão de viscosidade. Então, os solventes são utilizados para conferir à tinta as condições ideais de pintura, sobretudo com o intuito de facilitar a aplicação.

tintas e solventes

Tintas e solventes: o que são esses produtos químicos?

A saber, os solventes e as tintas são produtos químicos complementares. Afinal de contas, os solventes são líquidos voláteis, utilizados em diversas fases da fabricação das tintas, e possibilitam que a substância se apresente sempre com o padrão de viscosidade. Então, os solventes são utilizados para conferir à tinta as condições ideais de pintura, sobretudo com o intuito de facilitar a aplicação.

A seguir, veja em detalhes as principais características das tintas e dos solventes:

Tudo o que você precisa saber sobre as tintas:

De maneira geral, a tinta é uma substância líquida resultante de uma mistura de produtos químicos, que é aplicada em uma superfície. Sobretudo, com a finalidade de conferir acabamento, resistência ou proteção.

Ainda em 1867, as tintas foram introduzidas no mercado, durante a Revolução Industrial. Afinal, nesta época, também foram desenvolvidos equipamentos que facilitaram a produção da substância em larga escala.

Principalmente, as tintas podem ser classificadas de acordo com o mercado atendido. Portanto, dividem-se em:

  • Imobiliárias: destinadas à Construção Civil. Aliás, correspondem à maior parcela de produção no País.
  • Industriais: utilizadas como matéria-prima no processo industrial de fabricação de outros produtos, por exemplo primers ou tintas em pó.
  • Especiais: são as tintas que possuem outras finalidades, como repintura automotiva, demarcação de tráfego, tintas para madeira ou marítimas.

tintas e solventes

Composição das tintas:

Indiferente da classificação, as tintas geralmente são compostas pelos seguintes materiais:

  • Resinas: têm a função de aglomerar as partículas de pigmentos e conferir características à tinta, como brilho e secagem.
  • Pigmentos: proporciona cor, opacidade e outros atributos, como resistência.
  • Aditivos: possibilitam propriedades específicas às tintas, como bloqueadores dos raios UV, secantes, bactericidas ou inibidores de corrosão.
  • Solventes: são os responsáveis pelo aspecto líquido da tinta, por isso podem ser orgânicos ou a própria água. Assim, eles evaporam após a aplicação.

Processo produtivo das tintas:

De maneira resumida, a fabricação de tintas acontece a partir das seguintes etapas:

1)    A composição inicia pela pesagem dos constituintes a serem misturados. Por exemplo, os pigmentos, resinas, corantes, solventes e óleos.

2)    Depois de pesados e moídos, a massa resultante é diluída e colorida em tanques com água. Assim, passam por centrífugas, peneiras ou filtros para separar os pigmentos não dispersados.

3)    Em seguida, a composição vai para a máquina de enchimento, responsável por encher as embalagens finais com as tintas. Finalmente, passa para a máquina tituladora, onde as embalagens recebem rótulos.

Tudo o que você precisa saber sobre os solventes:

Por sua vez, os solventes são substâncias líquidas capazes de dissolver uma substância ou material. Em relação às tintas, os solventes são adicionados para deixá-las mais fluídas, atingindo a viscosidade ideal para aplicação conforme a sua destinação.

Aliás, solventes de hidrocarbonetos aromáticos – como benzeno, tolueno e xileno – fazem parte da composição de diferentes materiais, incluindo as tintas.

A saber, os solventes para tintas são substâncias inflamáveis e que evaporam facilmente. Inclusive, eles não devem ser inalados, pois podem causar efeitos psíquicos, alucinações ou outros problemas à saúde. Por isso, é imprescindível que os solventes sejam transferidos corretamente e com segurança, sobretudo para evitar acidentes envolvendo os profissionais.

solvente

Principais produtos químicos transportados

De fato, a indústria de tintas e solventes utiliza uma grande diversidade de produtos químicos durante o processo de fabricação dos produtos. Em geral, os principais são:

  • Acetato (de amila, butila ou etila);
  • Acetona;
  • Álcool (de anidro, isopropílico ou metílico);
  • Cloreto de metileno;
  • Etilglicol;
  • Isobutanol;
  • Metil etil cetona;
  • Solvente C6;
  • Thinner epóxi;
  • Tolueno;
  • Xileno;

Dentre inúmeros outros.

Características das mangueiras industriais para tintas e solventes

Então, como os produtos químicos – incluindo os agressivos – são as principais substâncias utilizadas na fabricação de tintas e solventes, é essencial que as mangueiras do setor apresentem alguns aspectos específicos. Principalmente, para garantir segurança durante a transferência.

A seguir, veja o que é preciso considerar no momento de comprar a mangueira mais adequada:

Atenção à finalidade: 

Ao produzir tintas, geralmente é comum encontrar uma série de matérias-primas diferentes, visto que cada tipo e cor possui uma demanda específica. No entanto, muitos desses materiais, por exemplo os pigmentos e resinas, estão na forma de . Essa condição dificulta na hora do transporte, devido principalmente à natureza extremamente fina e muitas vezes corrosiva da substância. 

Nesse sentido, é essencial que as mangueiras utilizadas estejam de acordo com a aplicação. Sobretudo, deve ser dimensionada e projetada para atendê-la da melhor forma possível.

Sendo assim, os pontos importantes para se atentar na escolha da mangueira são: 

  • a resistência do tubo interno em relação ao produto em questão,
  • a resistência à pressão, que deve ser adequada ao equipamento onde a mangueira será instalada, 
  • as conexões, que devem ser adequadas para uma correta instalação.

Resistência à pressão:

Outra característica importante é que a mangueira industrial para tintas e solventes deve ser resistente à pressão. Afinal de contas, durante a etapa de produção ou de aplicação da tinta em determinada superfície, as substâncias podem ser transferidas em alta pressão, através da mangueira. 

Essa especificação é necessária para garantir que a mangueira não exceda os níveis de pressão de trabalho. Assim, é possível realizar uma transferência com eficiência, evitando principalmente desperdícios como vazamento ou gotejamento. Bem como, evidentemente, o risco de acidentes

mangueiras industriais para tintas e solventes

Linha Inaflex de mangueiras industriais para tintas e solventes

De fato, as mangueiras são equipamentos essenciais para as empresas que trabalham com a fabricação de tintas e solventes. Sobretudo, contribuem para que a transferência de diferentes tipos de substâncias ocorra com prudência e produtividade, agilizando o processo. Mas, para isso, é fundamental que a mangueira obedeça às principais especificações técnicas, que são responsáveis por conferir qualidade ao equipamento.

Aqui na Inaflex, desenvolvemos uma linha de mangueiras especiais para transferir tintas e solventes. A saber, são equipamentos que apresentam todos os atributos necessários para que o transporte aconteça corretamente e com segurança. Sem contar que são mangueiras extremamente duráveis, maleáveis e de qualidade.

A seguir, conheça quais são os nossos modelos principais:

Quimiflex: a mangueira mais adequada para manipular produtos químicos

De modo geral, a Quimiflex é uma mangueira composta, bastante indicada para a transferência segura – sucção e recalque – de produtos químicos agressivos. Por exemplo, os ácidos, solventes ou similares.

Portanto, as indústrias utilizam essa mangueira durante a transferência de solventes. Ou, ainda, de outras substâncias que são utilizadas como matérias-primas para a fabricação das tintas.

Assim, a Quimiflex é construída com tecidos e filmes extremamente resistentes. Além disso, conta com uma capa resistente a intempéries ou abrasão, o que garante mais durabilidade ao equipamento. Ainda, a mangueira possui arames de reforço interno e externo de aço galvanizado, aço carbono revestido de polipropileno ou aço inox AISI 304/L ou 316/L. 

Outros aspectos desse modelo, são:

  • Pressão de teste: 1,5 vezes a pressão de trabalho;
  • Alcance Térmico: – 30°C + 80° C;
  • Pressão de Ruptura: 4.0 vezes a pressão de trabalho;
  • Resistência a vácuo: 0,7 Bar na temperatura ambiente.

Oilflex: a mangueira mais indicada para os derivados de petróleo 

De modo geral, a Oilflex é uma mangueira composta indicada para a transferência segura de produtos como:

  • Óleo Mineral e Vegetal;
  • Álcool;
  • Solventes;
  • Biodiesel.

Também, produtos derivados do petróleo. Por exemplo:

  • Óleo Diesel;
  • Gasolina;
  • Querosene;
  • Hexano;
  • Xileno.

Dentre outros.

Desse modo, é uma mangueira construída com filmes e tecidos à base de propileno. Também, conta como capa resistente a intempéries e abrasão. Ademais, a mangueira possui arame de reforço interno e externo de aço galvanizado, aço carbono revestido de polipropileno e aço inoxidável.

Chemiflex: indicada para transferir produtos que requerem cuidados especiais

Já a Chemiflex é uma mangueira metálica indicada para transportar os produtos que exigem cautela. Por exemplo:

  • Ácido (clorídrico, sulfúrico, nítrico, etc);
  • Gás de cloro;
  • Soluções de hidróxido de sódio;
  • Acetona.
  • Dentre outros.

Portanto, é uma mangueira frequentemente utilizada não apenas pelas indústrias de tintas e solventes, mas também pelas indústrias químicas em geral. Isto posto, a mangueira é construída com um tubo interno corrugado ou liso em PTFE, revestido externamente com 1 ou 2 trançados de aço inoxidável AISI 304.

Além disso, essa mangueira apresenta um alcance térmico de – 30°C + 160° C, que é mais amplo em comparação à Quimiflex. Por essa razão, a Chemiflex é indicada para transferir substâncias em altas temperaturas, com segurança e sem causar danos à mangueira.

Precisando de mangueiras industriais para tintas e solventes? Fale com quem é referência!

Desde 1983, a Inaflex atende grandes marcas do setor industrial, que estão presentes nos principais polos do Brasil e da América Latina. De fato, nos destacamos pela qualidade das nossas mangueiras, que se diferenciam de todas as outras existentes no mercado.

Em geral, são mangueiras resistentes, maleáveis e duráveis, que garantem mais eficiência no momento de transferir as substâncias utilizadas na fabricação de tintas ou de solventes. Logo, são mangueiras criadas especialmente para transportar com segurança produtos químicos, incluindo os agressivos. 

Então, se você trabalha com a fabricação de tintas e solventes, a Inaflex possui as mangueiras mais adequadas para a sua indústria. Além da qualidade garantida, contamos com uma equipe técnica preparada para dar suporte na hora da instalação, manutenção ou reparo das mangueiras. Com certeza, podemos ser grandes parceiros para a produção da sua indústria.

Clique aqui para fazer um orçamento agora mesmo!