funcionário segurando prancheta - dicas para conservar a mangueira industrial

Sem dúvida, cada equipamento tem a sua vida útil determinada pelo fabricante e isso precisa ser levado em consideração. Portanto, é preciso saber como manusear, armazenar e instalar as mangueiras corretamente. Dessa forma, não só é possível extrair delas todo o potencial de trabalho, como estender a vida útil dos equipamentos ao máximo e com segurança. Então, acompanhe esse texto para conferir importantes dicas para conservar mangueira industrial.

Antes de mais nada, é preciso destacar que garantir a conservação das mangueiras é importante para a saúde do seu negócio. De fato, conservar as mangueiras da indústria por mais tempo traz ganhos importantes e é sinônimo de: 

  • economia de recursos financeiros, pois a produção não precisa ser interrompida para reparos emergenciais e também não há tempo ocioso das equipes de trabalho;
  • otimização de tempo, com a produção funcionando nos turnos regulares, garantindo as entregas conforme programado;
  • segurança na produção, com equipamentos que não vão causar acidentes ou falhas. 

Então, saiba mais dicas para conservar mangueiras industriais e os benefícios que esse cuidado trará para o seu negócio. 

mangueira de caminhão tanque em bomba de combustível - dicas para conservar mangueira industrial

 

Motivos para conservar a mangueira industrial na sua fábrica

Certamente, a preocupação com a redução dos custos de produção e o aumento dos lucros são temas que estão sempre em pauta. Por isso, você tem bons motivos para focar na conservação das suas mangueiras industriais. 

Segurança nos processos (diminuição de riscos)

Antes de tudo, a segurança. Sem dúvida, trabalhar por uma boa conservação dos equipamentos, especialmente das mangueiras, reduz os riscos de vazamentos e de perda de material. Portanto, previne incidentes que possam afetar não só a produção, como colocar vidas em perigo.

Além disso, a depender do ramo de atuação e dos materiais transportados pelas mangueiras industriais, um acidente pode adquirir proporções gigantescas e ter consequências desastrosas para a marca também. 

Economia com paradas emergenciais

Com toda certeza, paralisar a produção de forma emergencial não é nada bem-vindo. Inclusive, fizemos uma publicação aqui no blog a respeito da importância de se programar paradas para manutenção: vale a pena conferir. Afinal, de forma planejada, elas causam um impacto menor na produção do que se ocorrerem repentinamente.

Quando a interrupção é emergencial, a linha de produção fica total ou parcialmente parada por tempo incerto. Consequentemente, há um impacto enorme no estoque e prazos de entrega. Então, uma forma de evitar esse problema é conservando o equipamento de forma correta.

Evitar gastos não programados

Da mesma maneira, as dicas para conservar mangueira industrial são importantes para evitar gastos não programados. Por exemplo, com a substituição do equipamento antes do planejado ou a necessidade de reparos

funcionário falando ao telefone na indústria - dicas para conservar mangueira industrial

 

Manter o planejamento de produção

Com efeito, mantendo a conservação das mangueiras, o seu planejamento de produção poderá seguir sem interrupções. Para isso, cabe ressaltar, mais uma vez, a importância de se fazer testes e inspeções periódicas nos equipamentos. Portanto, o ideal é já começar o ano programando as manutenções nas datas corretas.

Sem dúvida, se antecipar em relação a um possível problema é o melhor caminho para manter os custos de produção estáveis e o cronograma rodando conforme esperado. 

 

Dicas para conservar a mangueira industrial

Uma vez compreendidos todos os motivos importantes para conservar suas mangueiras industriais, vamos às dicas de como fazer isso de forma efetiva e prática.

funcionário arrumando equipamento na indústria - dicas para conservar mangueira industrial

Armazenar corretamente

Em primeiro lugar: armazenagem. De fato, acondicionar mal as mangueiras afeta diretamente a vida útil delas. 

Portanto, é preciso considerar o material de construção, o comprimento e o diâmetro da mangueira para saber como armazená-la corretamente. Por exemplo, é preciso saber qual o peso que elas suportam no empilhamento, para que não amassem ou se rompam.  

Evitar exposição inadequada 

Da mesma forma, a depender do tipo, as mangueiras não devem ser expostas a grandes variações extremas de temperatura, bem como a materiais que interfiram em sua integridade. Por exemplo, líquidos corrosivos, solventes, óleos, entre outros. 

Assim, é fundamental escolher a mangueira correta para cada operação. Tanto para que ela seja de fato adequada ao material que irá transportar, quanto para resistir às intempéries que irá enfrentar.  

Distribuí-las corretamente pelo espaço (respeitar o raio de curvatura)

Uma vez escolhida a mangueira ideal, no comprimento correto, é importantíssimo respeitar o raio de curvatura do equipamento. 

Assim, a flexibilidade do modelo escolhido é um fator ao qual se deve ter bastante atenção. Além disso, a instalação deve ocorrer de forma que a mangueira não sofra dobras ou torções, nem fique esticada demais.

 

Realizar manutenções preventivas periódicas

Visto que o planejamento é o melhor caminho, conforme já foi falado, as manutenções preventivas periódicas não podem faltar no cronograma. A saber, elas devem ocorrer em intervalos previamente determinados, com objetivo de evitar a deterioração dos equipamentos e possíveis interrupções emergenciais na produção. 

Assim, a partir dessas manutenções preventivas, é possível programar as paradas para manutenção da linha de produção, seja ela total ou parcial, e se preparar para isso

Treinar a equipe para o manuseio

Decerto, as suas equipes de trabalho precisam ser treinadas para o manuseio dos equipamentos, que ocorrerá no dia a dia da operação. Com isso, será possível ter maior agilidade na instalação ou mesmo em algum reparo que se faça necessário, sem que precise parar a produção por muito tempo. 

Dessa forma, haverá economia de recursos e de tempo, o que traz um diferencial competitivo ao seu negócio.

 

A Inaflex ajuda a conservar a mangueira industrial na sua fábrica

Para que os clientes tenham uma experiência ainda melhor com nossos produtos, oferecemos alguns serviços essenciais na Inaflex. Aqui temos um setor apto a realizar manutenções, inspeções e reparos de mangueiras industriais. Tanto nas dependências do cliente, quanto em nosso próprio espaço. 

Desse modo, na Inaflex possuímos maquinário e equipe qualificada para realizar:

  • inspeções e testes (hidrostático e elétrico) com emissão de certificado;
  • reparos e recondicionamentos de mangueiras;
  • colocação de revestimentos (anti-abrasão, anti-calor, etc);
  • montagem de engates e conexões, entre outros. 

Inaflex Express: manutenção nas suas próprias instalações

Em contrapartida, podemos levar alguns serviços até você, por meio do Inaflex Express, um serviço pioneiro no mercado brasileiro e disponível em toda a Grande São Paulo (outras localidades sob consulta). A saber, realizamos os seguintes testes em mangueiras nas instalações de sua indústria, com emissão de certificado:

  • inspeção visual;
  • teste hidrostático;
  • teste elétrico;
  • alongamento.

Para isso, contamos com um veículo equipado e pessoal especializado, pronto para atender às suas necessidades com agilidade. Ademais, com esses serviços, você aumenta a vida útil das mangueiras e pode contar com os benefícios que a conservação acarreta, os quais falamos ao longo deste post, como: 

  • redução no tempo de linha parada;
  • menores custos com manutenção e mão de obra;
  • evita gastos não provisionados e incidentes.

Qualifique seu time para conservar as mangueiras industriais

Além disso, também oferecemos treinamentos para instalação, utilização, manuseio, manutenção e limpeza correta das mangueiras. Também esses treinamentos podem ser realizados tanto nas dependências da Inaflex quanto em sua empresa

Agora que acompanhou nossas dicas para conservar mangueira industrial e a importância disso para sua operação, clique aqui e fale a gente! Vamos lá?