Atualmente, a transferência em alto mar desempenha um papel fundamental na logística marítima. Afinal de contas, o processo impacta na movimentação de recursos entre embarcações e plataformas offshore. Assim, a operação gera um ponto de conexão entre terra e mar, essencial para a economia global.
De acordo com dados divulgados pelo Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), durante o terceiro semestre deste ano, o transporte de petróleo e derivados por vias marítimas no Brasil atingiu a marca de 2,5 milhões de toneladas. Assim, houve um aumento de 0,85% em comparação ao ano de 2022, resultando em um crescimento que reafirma a importância dessas operações.
Hoje, o transporte marítimo é um dos principais responsáveis por movimentar o comércio global. Aqui neste artigo, abordamos tudo o que é preciso saber sobre a transferência em alto mar e quais as mangueiras apropriadas tal.
O que é uma transferência em alto mar?
A saber, a transferência em alto mar é um processo vital que engloba a movimentação de substâncias e recursos entre embarcações ou plataformas offshore. Portanto, essa operação é realizada com o auxílio de mangueiras para transferência marítima. Além disso, depende da atuação de profissionais especializados em operações em águas oceânicas ou distantes da costa.
Diante disso, as atividades marítimas são acompanhadas pela Organização Marítima Internacional (IMO), uma agência da ONU. Também essa é a autoridade global no monitoramento de segurança das atividades comerciais de navios internacionais. Em paralelo, o Fórum Marítimo Internacional das Companhias Petrolíferas (OCIMF) orienta e fornece diretrizes para a segurança e proteção ambiental no transporte de petróleo e produtos associados em alto mar.
Nesse contexto, os terminais de transbordo de cargas marítimas são utilizados para facilitar a transferência entre embarcações. Desse modo, são instalados em portos ou em locais próximos às áreas portuárias para agilizar a movimentação de altas quantidades de cargas entre os destinos.
Portanto, alguns dos materiais mais transferidos em alto mar via operações offshore são:
- Óleos;
- Combustíveis;
- Água do mar;
- Água potável.
A relevância da transferência em alto mar
Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, com uma produção diária de aproximadamente 4 milhões de barris de petróleo e gás natural. Assim, está entre os 10 maiores produtores globais. De acordo com os dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a movimentação de granéis líquidos representa atualmente 289,5 milhões de toneladas.
De fato, a indústria petrolífera é impactada pela transferência em alto mar e requer embarcações e equipamentos adequados, tais como mangueiras industriais específicas para promover uma transferência segura. Além disso, a operação abrange não apenas o transporte de petróleo e derivados, mas também de substâncias químicas essenciais para o funcionamento de diversos setores em indústrias que utilizam esses recursos.
Quando ocorre a transferência em alto mar?
A saber, as transferências em alto mar contemplam uma variedade de cenários que demandam a movimentação frequente de componentes químicos e substâncias em navios cargueiros, petroleiros e plataformas offshore. Além disso, atende a estruturas estabelecidas em localizações mais remotas e que precisam repor os estoques para prosseguir com as atividades normalmente.
Também recebem o apoio dos terminais marítimos, ou seja, instalações portuárias desenvolvidas exclusivamente para atender as demandas relacionadas aos navios e cargas marítimas. Desse modo, trata-se do transporte de granéis sólidos como minérios, e granéis líquidos como petróleo e derivados, além dos produtos químicos, bastante utilizados para aplicações específicas em indústrias diversas.
Seja qual for o cenário, as transferências seguem rigorosamente as normas de segurança fundamentais estabelecidas pelas autoridades do setor marítimo. Desse modo, preservam a integridade dos profissionais envolvidos e também certificam que o uso dos equipamentos esteja adequado para a realização das operações sem comprometer o meio-ambiente.
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Transporte de insumos
Com a necessidade crescente de insumos pelas indústrias, os fornecedores se tornam uma parte fundamental na distribuição de suprimentos industriais. Sendo assim, eles também dependem do sucesso dos procedimentos em alto mar para garantir um fluxo contínuo de abastecimento de matérias-primas ao setor industrial. Especialmente em se tratando das indústrias petrolífera e química.
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Abastecimento em alto mar
Em geral, com o suporte de navios cargueiros e petroleiros, a transferência em alto mar também é realizada para fornecer alimentos, água, combustível e outros itens necessários para a manutenção das operações offshore em plataformas e estruturas. Portanto, é um processo essencial em localizações distantes da costa nas quais navios de abastecimento são usados para transferir combustível e substâncias.
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Pesquisas científicas
Além disso, as expedições científicas para estudos oceanográficos, biológicos ou geológicos, também necessitam de transferências em alto mar. Neste contexto, as embarcações servem para movimentar produtos, recursos, suprimentos e amostras coletadas destinadas às estações costeiras ou postos de pesquisa.
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Apoio logístico
Da mesma maneira, em regiões onde a infraestrutura costeira é limitada ou inexistente, a operação de transferência marítima é necessária para fornecer os itens fundamentais para localizações remotas como ilhas distantes.
Tipos de transferência em alto mar
Primeiramente, os tipos de transferência em alto mar abrangem uma ampla gama de métodos adaptados para as necessidades específicas das operações. Seja como for, essas operações oferecem riscos, tanto para profissionais, quanto para o meio-ambiente.
Por conta disso, precisam ser executadas por profissionais especializados e com equipamentos apropriados para a realização da atividade. Afinal, qualquer falha pode comprometer a operação e ocasionar o derramamento de petróleo no oceano, oferecendo riscos principalmente para a vida marinha.
Navio a Navio
A saber, o processo conhecido como Ship to Ship (STS), é utilizado para a transferência de cargas líquidas como petróleo, biocombustíveis, produtos químicos e gases. Por exemplo, neste modelo de operação, a transferência ocorre com as embarcações ainda em alto mar.
Sendo assim, é comum o uso de mangotes, que oferecem melhor flexibilidade, resistência à abrasão e capacidade de suportar altas temperaturas. Portanto, são ferramentas importantes para garantir que uma transferência em alto mar seja bem sucedida. Afinal, a manipulação de gases, substâncias, produtos químicos e derivados de petróleo requer cuidados específicos para evitar ações prejudiciais ao meio-ambiente e vida marinha.
Atracado
Em geral, é o modelo de transferência mais utilizado e consiste em dois navios ancorados no mesmo porto ou terminal marítimo, enquanto utilizam rebocadores para conectá-los e facilitar a transferência. Logo, este modelo depende de um posicionamento preciso e estável dos navios para garantir uma operação segura e eficaz.
Em movimento
A saber, como o nome sugere, essa operação ocorre quando a transferência de carga acontece com os dois navios em movimento, em regiões mais afastadas da costa. Porém, não possui restrições de profundidade.
Fundeado
Nesse caso, os navios aliviadores são utilizados quando uma das embarcações ancora e a outra se aproxima com apoio prático dos rebocadores. Logo, requer que ambos os navios estejam próximos da costa, em regiões abrigadas, com restrições de profundidade para ancoragem.
Combinado
Em contrapartida, essa operação é realizada nos casos em que ocorre a amarração do navio em movimento. Assim, necessita que a maior embarcação fundeie, lançando a âncora para prosseguir com a transferência de recursos essenciais, produtos e substâncias entre os respectivos navios de forma segura e sem comprometer o processo.
Principais produtos transferidos em alto mar
Diariamente, uma variedade de produtos e suprimentos são transferidos em alto mar. A saber, as indústrias que mais utilizam essas transferências são a indústria petrolífera e petroquímica. Com isso, o petróleo é um dos mais transferidos nesses tipos de processos, mas há uma variedade de recursos essenciais utilizados no abastecimento e manutenção das indústrias. A seguir, veja os principais produtos transferidos em alto mar para cada tipo de indústria:
- Petróleo bruto;
- Gasolina;
- Gás natural liquefeito (GNL);
- Óleos;
- Combustíveis.
Características necessárias às mangueiras para transferências em alto mar
Em primeiro lugar, as mangueiras utilizadas em transferências em alto mar devem atender a requisitos técnicos rigorosos para garantir a segurança e eficiência nos processos. Afinal, dada a natureza desafiadora do ambiente marítimo, esses equipamentos são fundamentais para executar uma operação segura.
Logo, as mangueiras devem oferecer flexibilidade, além de resistência para as condições de trabalho em alto mar. Afinal, é imprescindível que o equipamento ofereça uma estrutura adequada com bom acoplamento para evitar vazamentos, gotejamentos e acidentes durante a transferência de substâncias. Desse modo, é possível garantir transferências bem-sucedidas e livres de qualquer tipo de contaminação ou acidentes em alto mar durante as operações.
Conheça as mangueiras Inaflex para transferências seguras:
A saber, desde 1983 a Inaflex atua no mercado industrial como fornecedora de mangueiras, mangotes e conexões de alta qualidade para diversos segmentos da indústria. Aqui temos modelos específicos para operações de transferência em alto mar:
Oilflex
Em geral, as mangueiras da linha Oilflex são projetadas para garantir a transferência segura de uma variedade de substâncias. Por isso, são utilizadas em fábricas, caminhões tanque e para o abastecimento de navios e plataformas marítimas. Inclusive, são indicadas para a transferência de componentes além do petróleo, sendo assim, são ideais para operações com:
- Álcool;
- Óleos vegetais e minerais;
- Solventes.
Assim, esses modelos são fabricados com estrutura de tecidos e filmes a base de Polipropileno, além de revestimento em aço carbono e aço inoxidável. Ou seja, são mangueiras resistentes a intempéries e abrasão.
Transmaster FUEL
Sem dúvida, o uso de mangote de borracha é fundamental para suportar as condições rigorosas de trabalho em alto mar. Por isso, a Transmaster Fuel é um modelo que foi construído para atender a principal norma de segurança internacional BS EN 1765. Assim, é indicado para realizar a transferência de substâncias variadas como:
- Petróleo;
- Derivados em geral;
- Álcool.
Além disso, a composição de tubo interno em borracha nitrílica (NBR) e cobertura eficaz contra intempéries e abrasão é adequada para resistir a Petróleo com até 50% de aromáticos.
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