Hoje, o jateamento é um dos processos mais eficientes na limpeza e preparação das superfícies, especialmente metálicas. Assim, tem como objetivo evitar a oxidação e deixar a peça em condições adequadas para o uso. Por isso, o procedimento tem sido cada vez mais utilizado em diferentes segmentos da Indústria. Então, continue lendo para descobrir as principais características e qual é a mangueira para jateamento de areia ideal.
Veja como surgiu o processo de jateamento:
A saber, o primeiro método de jateamento abrasivo foi patenteado em 1870, pelo americano Benjamin Chew Tilghman. Todavia, o procedimento servia para criar desenhos em pedras, principalmente para a colocação de nomes em pedras tumulares.
Porém, como preparação de superfícies, o jateamento começou a ser utilizado apenas em meados de 1930. A partir da Segunda Guerra Mundial, tornou- se um método padrão. Afinal, nessa ocasião, a Marinha Americana concluiu que a pintura de um navio apresentava uma durabilidade maior se a superfície fosse jateada com jato abrasivo.
Mas para que serve o jateamento de areia?
De maneira geral, o objetivo principal do jateamento é a limpeza. Afinal, o processo visa remover todas as impurezas das superfícies, como poeira, cascas de fundição, áreas oxidadas ou tintas envelhecidas.
Aliás, em determinados revestimentos (como tintas em zinco ou metálicas), o jateamento é o único método de limpeza admissível.
Isto posto, o jateamento de areia pode ser utilizado para:
- Remover ferrugem, tintas e carepa;
- Limpar superfícies em geral, incluindo concretos ou fachadas;
- Criar rugosidade em mármore, granito ou outras pedras;
- Recuperar superfícies em aço;
- Preparar uma superfície para um procedimento. Por exemplo, para pintura.
Dentre outras aplicações que variam de acordo com a indústria onde o processo será utilizado.
Como funciona o processo de jateamento?
Basicamente, no processo de jateamento é utilizado o ar comprimido para impulsionar partículas abrasivas em alta velocidade, sobre a superfície a ser limpa.
Geralmente, o sistema de jateamento é composto por:
- Compressor de ar: elétrico ou a diesel.
- Abrasivo: é o combustível para o processo. Portanto, são materiais granulados que possuem uma dureza considerável.
- Máquina: compartimento onde é colocado o abrasivo.
- Mangueira: deve ser apropriada para o procedimento. Ou seja, apresentar uma parede grossa para resistir ao desgaste gerado pelo abrasivo.
- Bico de jateamento: é onde passa o material abrasivo antes de jatear. Então, deve resistir à abrasão mecânica.
- EPI ‘s: os Equipamentos de Proteção Individual são essenciais para garantir a segurança do operador. Por exemplo, luvas, sapato de proteção e capacete vedado.
Tipos de abrasivos utilizados no jateamento
Dessa maneira, o jateamento pode ser realizado com diferentes tipos de materiais abrasivos. Basicamente, eles podem ser metálicos, e não metálicos. Nesse caso, os materiais subdividem-se em:
- Minerais: abrasivos retirados da natureza, e que não sofrem qualquer tipo de processamento, além do esmagamento ou peneiramento. Por exemplo, a areia.
- Sintéticos: materiais transformados a partir de processos sintéticos. Por exemplo, o óxido de alumínio, carboneto de silício, níquel, ferro ou microesfera de vidro.
- Orgânicos: enfim, são materiais de origem vegetal e que possuem durabilidade o suficiente para o jateamento. Por exemplo, caroço de azeitona ou de cereja, ou casca de noz.
Principais materiais transferidos no processo de jateamento
De fato, existem diferentes opções de materiais para serem utilizados durante o processo de jateamento. Entretanto, os abrasivos mais comuns são:
Areia
Basicamente, a areia é composta por um conjunto de partículas de rochas degradadas. Embora seja formada principalmente por quartzo, a areia ainda pode agregar outros minerais na estrutura. Afinal, a composição desse material depende principalmente da rocha que a formou e das alterações à qual foi submetida.
Microesfera de vidro
Então, as microesferas de vidro são produzidas a partir de lâminas de vidro que, por meio de altas temperaturas, são convertidas ao formato esférico. Dessa maneira, se torna um material denso, com dureza e resistência elevados.
Em suma, essas microesferas possibilitam um jateamento homogêneo quando se trata de rugosidade.
Granalha de aço
Assim como a areia, a granalha de aço é um dos materiais mais importantes utilizados no processo de jateamento. Inclusive, foi um dos primeiros abrasivos artificiais produzidos na indústria.
Hoje, as granalhas de aço são feitas em diversas granulometrias e durezas. Contudo, possibilitam excelente desempenho e eficiência operacional durante o jateamento.
Inclusive, esse abrasivo é utilizado principalmente para jateamento pesado. Por exemplo, na preparação de revestimento de epóxi, remoção de revestimento duro ou rebarbação.
Bauxita sinterizada
Também conhecida como “sinterball”, a bauxita sinterizada é um abrasivo largamente utilizado no Brasil. A saber, é um minério duro, tenaz e de baixa densidade. Assim, torna o processo mais prático para o jatista, em comparação com a granalha de aço.
Óxido de Alumínio
Antes de mais nada, o óxido de alumínio é um produto artificial obtido justamente a partir da bauxita. Também conhecido como coríndon, é um produto altamente abrasivo e com grande dureza.
De fato, é um dos melhores materiais para o jateamento. Afinal, o óxido de alumínio possui:
- Forma angular com arestas finas e cortantes;
- Alta densidade;
- Natureza quimicamente inerte.
Portanto, é extremamente eficiente na limpeza de revestimentos não só de metal, mas também de teflon ou borracha.
Principais indústrias que utilizam o jateamento
Hoje, o jateamento de areia tem sido utilizado em diversos segmentos da indústria. Contudo, os principais são:
Construção Civil
Basicamente, na Construção Civil utiliza-se o jateamento para remover o concreto antigo a fim de estabelecer um novo. Assim, com melhores propriedades adesivas ou com uma superfície mais aderente.
Em síntese, o jateamento também serve para remover a sujeira ou atritos da superfície do concreto.
Mineração
Já na Mineração, o jateamento é fundamental durante a extração de alguns minerais. Por exemplo, a própria areia. A saber, utilizam-se jatos de alta pressão para desagregar o material dos sedimentos ou das rochas.
Agricultura
Aqui, o processo de jateamento é eficiente em remover a oxidação ou outros sedimentos do ferro dos implementos e maquinários agrícolas. Portanto, o processo renova o equipamento, deixando-o em condições apropriadas para o uso.
Petrolíferas
Também, o jateamento é bastante utilizado na indústria Petrolífera. A saber, as principais aplicações, são:
- Limpeza e preparação de superfície para pintura de tanques de gás ou de petróleo;
- Preparação de varillas de bombeamento de petróleo;
- Jateamento de cúpulas de bombeamento de petróleo para metalização.
Por fim, algumas indústrias específicas utilizam o jateamento para shot-peening. Ou seja, para aumentar a resistência de uma superfície à fadiga de molas, elásticos ou engrenagens.
Características essenciais da mangueira para jateamento de areia
Decerto, para um jateamento eficiente e seguro, é necessário escolher equipamentos adequados. Também, é preciso optar por acessórios, abrasivos e componentes compatíveis com o processo.
Todavia, é muito importante ter cautela no momento de escolher a mangueira para o processo de jateamento de areia. Afinal de contas, ela será responsável por transferir o abrasivo em alta velocidade. Logo, é fundamental que a mangueira seja resistente não apenas para suportar a pressão, mas também a abrasão dos materiais. Afinal de contas, eles podem desgastar, cortar ou até mesmo rasgar a mangueira.
Além disso, é necessário que a mangueira seja flexível a fim de trazer mais praticidade ao jateador. Logo, as mangueiras de borracha são as mais indicadas.
A melhor mangueira para jateamento de areia
A fim de atender as demandas das indústrias com qualidade, a Inaflex criou a Transmaster Jato de Areia. Acima de tudo, é uma mangueira de borracha ideal para transferência segura de materiais abrasivos. Não só areia, mas também granalha de aço, vidro e similares.
Portanto, essa mangueira é composta por um tubo interno de borracha altamente resistente à abrasão. Também, conta com camadas têxteis para reforço à tração e torção. Dessa forma, com o objetivo de apresentar uma maior resistência ao vácuo, a Transmaster Jato de Areia possui um espiral de arame embutido.
Enfim, a mangueira é fornecida com terminais de conexão montadas de acordo com as especificações de cada cliente. Assim como, com certificado de teste hidrostático e elétrico.
Inaflex: referência no fornecimento de mangueira para jateamento!
Clique aqui para fazer um orçamento de mangueira para jateamento de areia com a Inaflex!
Desde 1983 fornecemos mangueiras, mangotes e conexões com qualidade e confiança. Aliás, somos uma empresa certificada ISO 9001:2015, de modo que todos os equipamentos atendem os requisitos das normas nacionais e internacionais. Então, conte com quem é referência no mercado industrial!