Hoje, o petróleo é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – ANP, o Brasil é o 9º maior produtor mundial: são cerca de 2 milhões de barris por dia. A partir do refinamento, são obtidos combustíveis que posteriormente serão comercializados, como a gasolina e o diesel. Nesse sentido, a mangueira de descarga de combustível utilizada no caminhão-tanque exerce um papel importante, na medida em que contribui para que ocorra o carregamento dos postos. Logo, o equipamento coopera diretamente para o setor de distribuição de combustível no País.
Então, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre a descarga de combustível e conhecer as mangueiras mais adequadas para esse processo.
Panorama do mercado de combustíveis no Brasil
Com certeza, o setor de combustíveis é essencial para o funcionamento da economia. Ainda segundo o ANP, no primeiro semestre de 2022 as vendas de gasolina pelas distribuidoras totalizaram aproximadamente 19 bilhões de litros. Já as vendas de etanol totalizaram 7,9 bilhões de litros. Por fim, o diesel registrou uma alta nas vendas de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 30,5 bilhões de litros.
Sem dúvida, esses números sugerem que as vendas dos combustíveis vão se manter em alta. Assim, a demanda nos postos será contínua. Portanto, a atividade de transporte dos compostos através do caminhão-tanque seguirá com alta demanda, exigindo que as empresas tenham os equipamentos e maquinários sempre em dia a fim de suprir a necessidade do mercado.
Processo de carregamento do caminhão-tanque
Primeiramente, o processo de carregamento de combustível no caminhão-tanque pode acontecer de duas maneiras: por meio do sistema bottom loading ou top loading. A seguir, veja mais informações sobre cada um deles.
Carregamento Top Loading
Decerto, top loading é o processo no qual o caminhão-tanque é carregado por cima. Por isso, exige que um operador suba no tanque para abrir e acoplar a mangueira. Então, o sistema permite que ocorra o carregamento de apenas uma boca por vez.
Entretanto, o top loading apresenta alguns riscos. Por exemplo, o desperdício de material por evaporação. Ou ainda acidentes, como a queda do operador no tanque.
Carregamento Bottom Loading
Em contrapartida, no bottom loading o carregamento é feito por baixo. Além de eliminar a necessidade de que um operador suba no tanque, existe menos perda do material por evaporação ou vazamentos. Afinal de contas, o sistema é completamente selado.
Também, o bottom loading é mais eficiente na medida em que permite que várias bocas sejam carregadas ao mesmo tempo. Assim, o processo torna-se muito mais rápido.
A descarga de combustível via caminhão-tanque
Já a descarga de combustível é o processo no qual um caminhão-tanque descarrega o material em um posto de abastecimento.
Assim, os principais combustíveis transportados são:
- Gasolina;
- Óleo diesel;
- Etanol;
- Querosene;
- Biodiesel.
Principais riscos envolvidos na descarga de combustível nos postos
Antes de mais nada, é preciso saber que existe uma legislação específica para regulamentar não só o transporte, mas também a carga e descarga dos caminhões-tanque, pois esse processo envolve riscos. Sobretudo, porque tratam-se de materiais inflamáveis e com alto potencial de acidentes, como explosões, vazamentos ou contaminação.
Assim, o regulamento tem como objetivo garantir a segurança tanto do motorista do caminhão, quanto do operador do posto.Clique aqui e descubra o passo a passo completo de como receber combustível no posto sem erro!
Mangueira de descarga de combustível para caminhão-tanque: o que considerar na hora da compra
Decerto, é fundamental analisar alguns fatores no momento de escolher a mangueira para descarga de combustível mais adequada.
Em primeiro lugar, é preciso olhar para a composição das mangueiras. Assim, o mais indicado é que elas sejam feitas de materiais compatíveis com o produto transportado (de borracha ou de materiais termoplásticos). Afinal, essas matérias-primas garantem que a mangueira resista não só à temperatura dos conteúdos transportados, mas também que tenham uma durabilidade maior. Por exemplo, evitando que o material resseque.
Também, é muito importante que seja verificada a necessidade de reforço de arame. desta forma, evita-se o risco da mangueira colapsar em trabalhos com pressão negativa (sucção).
Por fim, é necessário analisar os terminais e conexões da mangueira, levando em consideração o modo como ocorre o carregamento do combustível. Por exemplo, se o caminhão for carregado por meio do sistema bottom loading, é preciso que a mangueira seja feita exclusivamente para essa finalidade.
Mangueira de descarga de combustível da Inaflex
Então, pensando em atender as demandas do mercado, a Inaflex criou uma linha completa de mangueiras especialmente para o processo de descarga de combustível. Sem dúvida, são equipamentos tecnológicos, resistentes e com qualidade garantida. Assim, tornam os processos mais seguros e eficientes.
Transmaster Fuel CT e SL
Decerto, a linha Transmaster é composta por mangueiras de borracha ideais para o processo de carga e descarga não só de gasolina, mas também de outros derivados do petróleo. Por exemplo:
- Óleo diesel;
- Querosene;
- Óleos vegetais e minerais;
- Solventes;
- Hidrocarbonetos claros e escuros.
Então, os equipamentos possuem uma camada têxtil para reforço à tração e torção. Também, um espiral de arame embutido para maior resistência ao vácuo, e uma capa resistente a intempéries e abrasão.
Oilflex 100
Com certeza, o principal diferencial da mangueira Oilflex 100 é a confecção em polipropileno. Portanto, o equipamento é extremamente resistente a intempéries e abrasão. Também, possui um alcance térmico entre -30 e +80 ºC.
Assim como as demais mangueiras da Inaflex, o equipamento conta com um arame de reforço interno e externo feito com aço galvanizado, aço carbono e aço inoxidável.
Não somente é indicada para utilização em caminhões-tanque, mas também em terminais marítimos.
Bottom Loading
Por fim, a Bottom Loading também é uma mangueira composta por múltiplas camadas de materiais termoplásticos. Assim, é adequada para caminhão-tanque com sistema bottom loading e é adaptável para todos os tipos de braços mecânicos. Aliás, essa mangueira foi desenvolvida com uma estrutura exclusiva para evitar o alongamento excessivo.
Inclusive, a Bottom Loading pode ser fornecida com flanges TTMA fixos ou soltos, podendo ser montadas com curvas 90 graus ou retos. Ou ainda, de acordo com as especificações do cliente.
Qualidade garantida em mangueiras de descarga de combustível!
A saber, a Inaflex é referência no fornecimento de mangueiras, mangotes e conexões da mais alta qualidade, atendendo requisitos técnicos de normas nacionais e internacionais. Assim, desde 1983 atendemos os mais diferentes segmentos do mercado com qualidade e confiança.
Então, clique aqui para fazer um orçamento de mangueira para descarga de combustível com um dos nossos consultores agora mesmo!