O transporte de combustível movimenta milhões de litros e de reais todos os dias no Brasil. Embora a gasolina seja o tipo de combustível mais utilizado e conhecido, existem diversos, com inúmeras funções. Eles são igualmente importantes para o abastecimento de meios de transporte, bem como para geração de calor e energia. Por exemplo, podemos citar o diesel, etanol e o gás natural veicular (GNV).
Sem dúvida, trata-se de um mercado fundamental, que impacta todos os setores da economia e a distribuição de bens e alimentos para todo o País. Por isso, existem leis, regras e normas que regulam o transporte desse tipo de carga, altamente inflamável. Bem como para seu carregamento e recebimento. Então, nesse post vamos explorar um pouco mais sobre o transporte de combustível em nosso país.
Como funciona o transporte de combustíveis no Brasil?
Essa logística de transporte para abastecimento dos postos funciona, em sua maioria, por via rodoviária. Ou seja, por meio de caminhões-tanque. Além disso, o caminho do combustível tem início nas refinarias ou nas usinas, a depender do que será transportado. Assim, as usinas originam etanol e outros biocombustíveis, enquanto as refinarias produzem gasolina e diesel.
Mas, além das estradas, o transporte de combustíveis pode ser feito por outros meios. Por exemplo:
- ferroviário;
- hidroviário;
- oleodutos/ gasodutos.
A saber, os oleodutos e gasodutos saem direto das refinarias e usinas para as distribuidoras. Além disso, a maioria deles concentra-se nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. E, no Brasil, não se utiliza o meio aéreo para transportar combustíveis.
Principais legislações sobre o transporte de combustível
Uma vez que o principal meio de transporte é o rodoviário, é importante conhecer as regras para que isso aconteça de forma segura e sem prejuízos ou perdas. Para isso, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determina quais são os produtos perigosos. Isto é, aqueles que podem oferecer algum risco ao meio ambiente ou às pessoas. Por exemplo, os combustíveis.
Primeiramente, isso significa que o transporte desses materiais exige cuidados. Dentre eles, que os motoristas que transportam esse tipo de carga façam o curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos). Além disso, as transportadoras de cargas perigosas precisam ter o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV). Ademais, o IBAMA exige também o Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF-APP).
Sobretudo, referente ao caminhão-tanque, o CONTRAN determina que ele deve ser equipado com placas indicativas de carga inflamável. Bem como de instrumentos para situações de emergência, incluindo Equipamentos de Proteção Individual para o motorista. Aliás, já publicamos aqui no blog um texto dedicado às legislações para caminhão-tanque e o transporte de materiais, onde há mais detalhes sobre essa questão.
Mangueiras para transporte de combustível
Para que o combustível saia da refinaria ou da usina e chegue ao posto, seja através de transporte rodoviário, ferroviário ou hidroviário, ele precisa ser carregado e descarregado dos tanques. Então, se faz necessária a utilização de mangueiras para fazer essa transferência e nós temos as mangueiras ideais para isso.
Transporte de combustível em caminhão tanque
Conforme já dissemos, o transporte de combustíveis por meio de caminhão-tanque é o mais utilizado no Brasil. Por isso, o nosso catálogo disponibiliza uma vasta linha de mangueiras! As linhas Transmaster Fuel, Oilflex, e Inaflex Botton Loading são as indicadas para os combustíveis que citamos neste post.
Oilflex 100 – mangueira composta para transferência segura (sucção e recalque) de óleo mineral e vegetal, álcool, solventes, biodiesel, óleo diesel, gasolina, querosene, hexano, xileno, tolueno, entre outros em navios e terminais marítmos.
Transmaster Fuel CT e Transmaster Fuel SL – são mangueiras de borracha para transferência segura (sucção e descarga) de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes, óleo diesel, gasolina, querosene, etc. em caminhão e vagão-tanque.
Inaflex Botton Loading – indicada para caminhão e vagão-tanque que operam com sistema de Botton Loading no abastecimento de derivados de petróleo, biodiesel e similares.
Ship-to-ship
A saber, a modalidade ship-to-ship tem crescido no Brasil. Trata-se da transferência de petróleo e derivados de um navio para outro, sem passar por qualquer estrutura em terra. Ou seja, a mangueira é conectada em ambas as embarcações e o combustível é transportado de uma para a outra.
Assim, para operações de ship to ship, as mangueiras das linhas Transmaster e Oilflex (descrita acima) são as mais indicadas.
Transmaster Fuel STS – mangote de borracha especialmente desenvolvido para suportar as severas condições de trabalho em transferência de petróleo, derivados, álcool e produtos similares entre embarcações em alto mar.
Petrolíferas
Com efeito, na indústria petrolífera brasileira a malha de oleodutos não abrange todo o território nacional. Conforme foi dito no início do texto, eles estão concentrados nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Assim sendo, a distribuição de gasolina e óleo diesel ainda ocorre em sua maioria pelos meios rodoviário, hidroviário e ferroviário.
Então, as linhas de mangueiras Crioflex, Oilflex e Transmaster entram em ação, para que a transferência desses materiais ocorra sem prejuízos para o meio ambiente, para as pessoas envolvidas nas operações e também minimizando prejuízos e perdas. Assim, você confere abaixo as informações sobre outros produtos que temos em catálogo nessas linhas, utilizados diretamente no transporte de combustíveis e que ainda não foram descritos nesse post:
Transmaster Fuel Dock – mangote de borracha desenvolvido para a transferência hidrocarbonetos (até 60% de aromáticos) claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes, óleo diesel, gasolina e querosene entre navio e píer, chata, balsa e plataforma marítima.
Transmaster Fuel OG – transporta os mesmos materiais que a Fuel Dock, mas é uma mangueira de borracha para carga e descarga de caminhão e vagão-tanque, fábricas, chatas, navios e abastecimento de plataformas Off-shore.
Transmaster Fuel Full Face OG – mangueira de borracha para transbordo de chatas, navios, linhas de abastecimento de plataforma Off-shore, considerando os mesmos materiais.
Transmaster Fuel Full Face SL – a diferença desta mangueira para sua antecessora nesta lista é sua indicação para sucção e recalque, considerando os mesmos materiais e terminais.
Indústria náutica
O Brasil tem mais de 7 mil quilômetros de costa navegável e milhares de quilômetros de rios, mas o meio hidroviário ainda é subutilizado no transporte de cargas e, consequentemente, de combustíveis. Mas, existe uma indústria que necessita de suporte para isso.
Considerando, principalmente, navios e terminais marítimos, a Transmaster Fuel STS é o produto mais indicado para esse tipo de operação que envolve a transferência de petróleo, derivados, álcool e produtos similares entre embarcações em alto mar.
Encontre a melhor mangueira para sua necessidade
Enfim, é impossível pensar na economia brasileira funcionando sem o transporte de combustíveis, principalmente por meio rodoviário. Então, seja como for a sua operação, lembre-se que nós temos a mangueira ideal para que sua empresa possa desenvolver o trabalho de forma segura e eficaz.
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