Conheça nossos modelos de mangueiras para gases
De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, a produção de gás natural no Brasil bateu recorde em 2021. Assim, foi uma média de 134 milhões de metros cúbicos produzidos por dia, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Diante dessa produção, com certeza as mangueiras para gases tornam-se essenciais na medida em que trazem mais segurança durante os processos de transferência.
Mangueiras para gases: os compostos mais comuns na indústria
Decerto, os gases mais comuns à indústria são o GLP, GNL e a amônia. Portanto, veja mais informações sobre cada um deles:
Gás GLP
Basicamente, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é composto pelos hidrocarbonetos propano e butano, extraídos do petróleo por meio do processo de refinamento.
Aliás, quando submetido a baixas pressões, o GLP se liquefaz. Assim, o processo de engarrafamento e abastecimento se torna simples, prático e seguro. Logo, é possível armazenar grandes quantidades do composto em pequenos espaços.
Enfim, o GLP normalmente é comercializado por meio de botijões para uso residencial. Então, esse gás também é conhecido como “gás de cozinha“.
Gás GNL
Outro combustível que se origina a partir do processamento do gás natural, é o Gás Natural Liquefeito (GNL). A saber, obtém-se esse gás a partir da purificação do gás natural, que é submetido a uma temperatura de – 162 °C. Após esse processo de condensação, produz-se o gás liquefeito.
Inclusive, deve-se armazenar e transportar esse composto de maneira segura, na medida em que os riscos de acidentes são extremamente altos. Por isso, o transporte desse combustível é feito por meio de navios adaptados.
Normalmente, o gás GNL é utilizado como combustível nas indústrias, veículos pesados e automóveis de passeio.
Gás amônia
Já a amônia, é um gás tóxico, agressivo, incolor e que apresenta um odor forte. Assim, ela existe no estado líquido sob baixas temperaturas ou pressões relativamente altas.
Hoje, a amônia está presente em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Por exemplo, na indústria ela é utilizada principalmente em três frentes:
- Matéria-prima para fertilizantes;
- Como composto para refrigeração;
- No setor metalúrgico, para criação de sistemas redutores.
Dentre esses gases, a amônia é o que requer mais cuidado durante o transporte. Afinal, determinados níveis de concentração podem causar irritação nasal e ocular, disfunção pulmonar e colocar a vida em risco.
Mangueira para gases: as mais utilizadas
Normalmente, as mangueiras para gases são utilizadas durante a transferência desses combustíveis. Ou seja, no transporte entre o local de produção e o abastecimento de indústrias, estabelecimentos comerciais, pontos de combustível, dentre outros.
Também, em navios especialmente preparados para o transporte de gases. Por exemplo, o gás liquefeito do petróleo (GLP).
Mangueira para gases ideal
De qualquer forma, é fundamental que a mangueira seja resistente principalmente a gases e vapores corrosivos ou inflamáveis. Bem como à intempéries e abrasão.
Portanto, deve ser feita com camadas resistentes e com reforço externo e interno, sobretudo de aço. Afinal, as mangueiras precisam suportar a pressão e as temperaturas dos gases a transferir.
Isso é essencial para garantir que o transporte ocorra de forma segura, para evitar a intoxicações ou acidentes que envolvam os profissionais.
Empresa fornecedora de mangueira para produtos químicos
Desde 1983, a Inaflex atua no mercado, fornecendo mangueiras, mangotes e conexões da mais alta qualidade. Além disso, prestamos serviço especializado de testes e inspeções a fim manter os equipamentos da sua indústria sempre produtivos e duráveis.
A seguir, conheça nossa linha completa de mangueira para gases:
Crioflex
Mangueira para transferência segura (sucção e recalque) de Gás Liquefeito ou Gases Liquefeitos de Petróleo Refrigerados, tais como: Gás Liquefeito Natural-GLN (metano), Amônia (Anidra), Gás Liquefeito de Petróleo-GLP, Propeno, Propano, Butano, Estireno, Acetona e Solventes Aromáticos.
Aplicação:
Adequadas para aplicações em Fabricas, Caminhão e Vagão-Tanque, Navios e Terminais Marítimos.
Inaflex Chemiflex
Mangueira metálica para transferência segura (sucção e recalque) de produtos que requerem cuidados especiais, tais como: Ácido Clorídrico, Ácido Sulfúrico, Ácido Nítrico, Ácido Fluorídrico, Gás de Cloro e soluções de Hidróxido de Sódio a altas temperaturas; Acetona, Cloreto de Ácido, entre outros.
Aplicação:
Adequada para transferência de produtos químicos agressivos em: INDÚSTRIA QUÍMICA ou indústrias em geral.
Inaflex VRU
Mangueira extremamente leve, flexível e resistente a gases e vapores corrosivos e/ou inflamáveis tais como: Vapores Ácidos, de Hidrocarbonetos, Solventes etc.
Aplicação:
Adequada para recuperação de Gases e Vapores em plataformas de carregamento, Caminhões e Vagões-Tanque, plataformas com sistema Bottom Loading etc.