De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, em 2020 o Brasil foi o 8º maior consumidor de petróleo do mundo. Além de ser uma das principais fontes de energia conhecidas, o petróleo serve como matéria-prima para a produção de inúmeros itens que fazem parte do nosso dia a dia, incluindo alimentos. Mas, qual é a melhor mangueira para derivados de petróleo? De fato, esse é um questionamento importante para todas as indústrias que atuam com esses materiais, que não abrem mão da alta qualidade e segurança nas operações.

Certamente, os derivados de petróleo mais conhecidos são os combustíveis. Por exemplo, a gasolina, diesel, GLP, que é o gás de cozinha, e o querosene, usado como combustível na aviação. Porém, existem muitos outros: plásticos diversos, borrachas sintéticas, tintas, solventes. Bem como medicamentos, cosméticos, tecidos, produtos alimentícios, dentre outros. 

Fato é que, além das indústrias petrolífera, da petroquímica, química, construção civil e de infraestrutura, praticamente todas as indústrias se utilizam de derivados do petróleo em alguma etapa da produção. Então, continue lendo para saber mais sobre a melhor mangueira para derivados de petróleo.

 

O que são os derivados de petróleo

Primeiramente, destacamos que os derivados de petróleo são obtidos a partir do refino do petróleo cru. Além disso, podem ser classificados em dois grupos, de acordo com o potencial energético. 

Derivados energéticos

Sobretudo são utilizados como combustíveis para veículos diversos e também para equipamentos industriais. 

  • Gás combustível;
  • Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);
  • Gasolina;
  • Querosene;
  • Óleo Diesel;
  • Óleo combustível;
  • Coque (utilizado em indústria de cimento e aço).

Derivados não-energéticos

Já na lista dos derivados não-energéticos temos:

  • Nafta e gasóleos;
  • Lubrificantes (para indústrias fabricantes de óleos automotivos e máquinas industriais);
  • Solventes (domésticos e industriais, como o querosene);
  • Parafinas (utilizadas na fabricação de velas, ceras, cosméticos, entre outros);
  • Asfalto (usado na pavimentação de vias);
  • Coque (utilizado por siderúrgicas).

 

A indústria petroquímica

A saber, a indústria petroquímica transforma o petróleo refinado em diversos produtos, que são matéria-prima para grande parte da indústria química. Aqui podemos destacar como principais matérias-primas para os petroquímicos:

  •  a nafta, produzida nas refinarias,
  • e o gás natural

Então, os produtos petroquímicos são classificados como básicos, intermediários ou finais. Assim, a partir dos básicos, são produzidos os intermediários. Depois, estes se tornam em produtos petroquímicos finais, dentre eles:

  • os plásticos, 
  • borrachas sintéticas, 
  • fios e fibras sintéticos, 
  • fertilizantes, 
  • detergentes, 
  • solventes, 
  • corantes, 
  • e outros.

 

Qual o derivado de petróleo mais usado pela indústria?

Hoje o Brasil é dependente de óleo diesel e gasolina para combustíveis. Por isso, mesmo com produção nacional, é preciso importarmos esses produtos. 

Mas a indústria química brasileira é igualmente dependente de nafta petroquímica, que também precisamos importar para suprir a necessidade do mercado. Assim, são tidos como os mais importantes para o país, esses materiais resultantes do petróleo.

Entretanto, também vale destacar alguns dos principais petroquímicos básicos e seus usos, pois são muito amplos. Por exemplo:

  • Eteno: o polietileno é seu principal derivado, o qual é utilizado na fabricação de sacos plásticos, embalagens de produtos alimentícios e de higiene e limpeza, utensílios domésticos, caixas d’água e brinquedos. Além disso, o PVC, amplamente utilizado na construção civil e na produção de bolsas e calçados, também se encaixa nesse grupo. 
  • Propeno: dá origem ao polipropileno, usado em embalagens alimentícias e de produtos de higiene e limpeza. Bem como em tapetes, tecidos, móveis e na produção de peças para veículos. Também, na produção de materiais acrílicos para tintas, adesivos, fibras e de polímero superabsorvente para fraldas descartáveis.
  • Butadieno: usado na produção de borracha sintética, aplicado em pneus e solados para calçados.
  • Aromáticos: dão origem aos produtos PET, como garrafas e fibras sintéticas. Também ao poliestireno, material que aparece em eletroeletrônicos, eletrodomésticos, embalagens de iogurtes, copos, pratos e talheres.
  • Amônia: uma das matérias-primas para a indústria de fertilizantes, usada na produção de uréia e de fertilizantes nitrogenados. A saber, estes aparecem nas culturas de milho, cana de açúcar, café, algodão e laranja, por exemplo.
  • Metanol: é matéria-prima para a produção de biocombustíveis e de diversos intermediários químicos usados pela indústria de móveis e de defensivos agrícolas.

mangueira para derivados de petróleo

 

Que características deve ter a melhor mangueira para transferir derivados de petróleo?

Enfim, diante de toda essa diversidade que os derivados de petróleo permitem à indústria, o transporte destes materiais possui também características muito variadas. Consequentemente, isso exige dos fabricantes de mangueiras industriais uma variedade de produtos em catálogo, para oferecer equipamentos adequados aos diferentes usos. 

Em geral, as mangueiras devem ser construídas em materiais resistentes aos derivados de petróleo e também ao ambiente onde serão utilizadas. Por exemplo, borracha, polipropileno, etc: componentes que as tornam extremamente seguras. 

Com isso, elas irão resistir à pressão e às variações de temperatura de trabalho. Bem como às intempéries às quais estarão expostas durante a transferência, seja Off-shore, On-shore, no carregamento de caminhões em vagões-tranque ou em plantas industriais.

Segurança na transferência de derivados de Petróleo

Aqui é importante lembrar que o transporte de vários derivados de petróleo podem envolver riscos, como explosões, vazamentos e contaminações ao ambiente, o que gera riscos à vidas humanas também. Além disso, do ponto de vista de negócios, a perda desses produtos acarreta prejuízos para a indústria. Por essa razão, deve-se priorizar a segurança desta operação.

caminhão-tanque na estrada - mangueira para derivados de petróleo

 

Tipos de mangueira para derivados de petróleo

Visto que há uma grande necessidade do mercado, a Inaflex disponibiliza em seu portfólio diversas linhas de mangueiras para transferência de derivados de petróleo. Então, veja abaixo:

Transmaster Fuel Dock 150/300

Aqui temos um mangote de borracha indicado para transferência entre navio e píer, chata, balsa e plataforma marítima. Especialmente desenvolvido para a  transferência segura de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes e derivados de petróleo como: óleo diesel, gasolina, querosene, entre outros. 

Transmaster Fuel Full Floating 150/225/300

Também desenvolvemos na Inaflex um mangote de borracha auto flutuante. Assim, esse equipamento é ideal para transferência segura de hidrocarbonetos ou água em terminais, plataformas marítimas, píer e plataformas Off-Shore. 

Transmaster Fuel Half Floating 150/225/300

Da mesma maneira, este outro mangote de borracha auto flutuante é indicado para o abastecimento de plataformas Off-Shore, terminais e plataformas marítimas, píer, etc. Também é ideal para a transferência segura de hidrocarbonetos ou água. 

Transmaster Fuel OG 75/150/300

Aqui temos uma linha da Inaflex indicada para transferências entre caminhões e vagões-tanque, chatas, navios, fábricas e no abastecimento de plataformas Off-Shore. A saber, trata-se de uma mangueira altamente resistente para descarga de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes, gasolina, óleo diesel, querosene, entre outros.

Mangueira para derivados de petróleo: Transmaster Fuel SL 75/150/300

Já essa linha de mangueiras Inaflex é indicada para transferência segura (sucção e descarga) de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes e derivados de petróleo, como diesel, gasolina e querosene. Além disso, para transferências que envolvem caminhão e vagão-tanque, fábricas, chatas, navios, abastecimento de plataformas Off-Shore, entre outros.

Transmaster Fuel Full Face OG 150/300

Quando a necessidade é a descarga de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes e derivados de petróleo (diesel, gasolina, querosene, etc) essas são as mangueiras mais indicadas. A saber, são ideais para uso em chatas, navios, linhas de abastecimento de plataforma Off-Shore, etc.

Transmaster Fuel Full Face SL 150/300

A indicação também é para transferência em geral, incluindo transbordo de chatas, navios, linhas de abastecimento de plataforma Off-Shore. Sobretudo, essas mangueiras são utilizadas para transferência segura (sucção e recalque) de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes, óleo diesel, gasolina, querosene, etc. 

Mangueira para derivados de petróleo: Transmaster Fuel CT

Aqui nessa linha as mangueiras de borracha são ideais para carga e descarga de caminhão e vagão-tanque. Também têm todas as características necessárias para a transferência segura de hidrocarbonetos claros e escuros, óleos vegetais e minerais, solventes e derivados de Petróleo. Por exemplo, gasolina, óleo diesel e querosene em fábricas. 

Oilflex 100/150/200

Já a linha Oilflex oferece mangueira composta para transferência segura de óleo mineral e vegetal, álcool, solventes, biodiesel e derivados de petróleo. Por exemplo, diesel, gasolina, querosene, hexano, xileno, tolueno, entre outros. Sobretudo é ideal para utilização em fábricas, caminhões-tanque, navios e terminais marítimos.

Mangueira para derivados de petróleo: Botton Loading

A saber, essa mangueira composta de múltiplas camadas de materiais termoplásticos possui também estrutura reforçada para evitar o alongamento excessivo. Assim, é indicada para abastecimento de derivados de petróleo, biodiesel e similares em vagões e caminhões-tanque com sistema bottom loading.

mangueira para derivados de petróleo

 

Temos a melhor mangueira para derivados de petróleo aqui na Inaflex!

Com certeza há muitas dúvidas na hora de adquirir a mangueira certa para transferir derivados de petróleo. Por isso, aqui na Inaflex temos uma equipe especializada para orientar os clientes nessa missão. 

Então, se a sua empresa opera com transferência de derivados de petróleo em geral, fale com a nossa equipe comercial, apresente sua necessidade e vamos dar solução mais assertiva para você. Clique aqui!