caminhão tanque carregando pelo sistema de bottom loading

O sistema de carregamento Bottom Loading é o assunto de hoje. Será que ele realmente é mais seguro? Quais vantagens ele oferece, em comparação com sistema top loading?

Primeiramente, é interessante saber que o Botton Loading começou a ser introduzido aqui no Brasil na década de 80. Mas, esse método foi desenvolvido muito antes disso, nos anos 1940, nos EUA. 

Posteriormente, em 1967, foi publicada pelo American Petroleum Institute (API) a norma API 1004. Assim, foram formalizadas as recomendações e padronizações para aplicação do sistema em terminais e transportadores, a qual é seguida ainda hoje. 

fiscais analisando documentação

O que é o carregamento Bottom Loading?

O termo Bottom Loading significa “carregamento inferior” ou “carregamento por baixo”. Então, representa o carregamento de um vagão ou caminhão-tanque pela parte de baixo e não por cima (como no sistema Top Loading). 

Aliás, por falar em Top Loading, ele continua existindo e sendo bastante utilizado. No entanto, este método de carregamento apresenta desvantagens frente ao Bottom Loading, como falaremos logo mais. 

Que tipo de mangueira é utilizada no Bottom Loading?

A mangueira adequada para esse tipo de transporte de substâncias é composta de múltiplas camadas de materiais termoplásticos. Além disso, tem estrutura reforçada, para evitar o alongamento excessivo e possui arame de reforço interno/externo de aço galvanizado, aço carbono revestido de polipropileno, aço inoxidável AISI 304/L ou 316/L, eletricamente conectados aos terminais.

Assim, as mangueiras Inaflex Bottom Loading são adaptáveis a todos os tipos de braços mecânicos, utilizados para abastecimento de derivados de petróleo e biodiesel. 

caminhão carregando por meio do bottom loading

Bottom ou Top Loading: qual é o melhor tipo de carregamento?

Conforme dito agora a pouco, o sistema Bottom Loading apresenta algumas vantagens frente ao sistema Top Loading. 

Primeiramente, no Top Loading, o carregamento é feito por cima. Então, isso exige que a tampa fique aberta, levando à evaporação e um maior risco de vazamentos e acidentes. Afinal, alguma coisa pode cair dentro do tanque. 

Além disso, há a necessidade de o operador subir no tanque para efetuar a abertura, acoplamento e fechamento da tampa. 

Já no sistema Bottom, não há necessidade de o operador subir no tanque, que também não permanece aberto. Ou seja, eliminam-se os riscos de queda do operador e de algum objeto dentro do tanque e, além disso, a evaporação não acontece. 

Por isso, o sistema Bottom Loading é considerado melhor do que o Top Loading. Inclusive, embora aqui no Brasil este método “por cima” ainda seja bastante utilizado, o Bottom Loading o único sistema de carregamento utilizado em alguns países. 

Segurança: Bottom Loading é mais seguro mesmo?

De acordo com o que acabamos de falar, pode-se sim considerar o sistema Bottom mais seguro

funcionário com equipamentos de proteção individual

Maior segurança na operação

No sistema Bottom Loading o tanque é totalmente selado, o que traz mais segurança ao processo por 3 motivos:

  • O tanque  não precisa ser aberto por cima;
  • Não há necessidade de o operador subir no tanque;
  • A tampa não permanece aberta. 

Desta forma, não há contato de líquidos ou vapores, eliminando o risco de acidentes, como explosões e vazamentos. Além disso, a segurança desse sistema impede que ocorra transbordo de material ao final do carregamento. 

Maior segurança para o operador

O operador não precisa subir no tanque, nem para carregar, nem para descarregar. Portanto, ele não corre o risco de cair de lá de cima e, por isso, o sistema Bottom é mais seguro para ele. 

Maior produtividade

O carregamento por Bottom Loading é pelo menos o dobro do tempo mais rápido

Afinal, todas as bocas podem ser utilizadas ao mesmo tempo. Ou seja, os compartimentos podem ser abastecidos simultaneamente

Além disso, os vapores gerados pela pressão do carregamento dentro do tanque podem ser recuperados para a forma líquida, sem que haja perda de combustível. Isso também minimiza prejuízos para a operação. 

Acoplamento

Como dissemos no início deste post, há uma norma que regula esse sistema, a API 1004.  Essa norma também nomeia a válvula utilizada nos caminhões que podem ser carregados por Bottom Loading. 

Assim, é por meio desse Adaptador Valvulado API ou válvula API, que acontece a transferência dos líquidos entre o tanque e a base de carregamento. Não apenas isto, mas também a descarga do tanque no local da entrega: isso tudo de forma pneumática

Nesse caso, trata-se de uma válvula de conexão seca, ou seja, ela permite acoplar e desacoplar sem que haja derramamento de líquido. 

Outra vantagem, é que o acionamento não é realizado pelo caminhão e sim pelo acoplador da base, de forma isenta da ação humana. O acoplador empurra o adaptador e libera o fluxo do líquido. 

Além disso, o sistema controla, inclusive, a quantidade de líquido bombeada para dentro do tanque até que a carga esteja completa, de acordo com o volume especificado. Se houver alguma falha nessa etapa, entra em ação o sensor overfill

caminhão tanque na estrada

Sensor overfill

O sensor overfill é um dispositivo de segurança, um sensor óptico que compõe o sistema anti-transbordamento em Bottom Loading. Aliás, overfill significa transbordar em inglês. 

Portanto, ele evita o transbordamento do produto de dentro do tanque, ao detectar o nível de líquido que há lá dentro, por meio da refração

Assim, ao identificar o aumento do nível do produto, ele desativa a bomba de carregamento automaticamente. Dessa forma, não há necessidade de interferência humana ou qualquer acionamento através do caminhão. 

Além disso, ainda que funcione por meio de ligação elétrica, o sensor possui proteção à prova de explosões.  

Ao contrário do que se acredita, esse sistema atua apenas em emergências, quando, por alguma razão, o abastecimento não foi interrompido após atingir-se o volume determinado. Mas, o sensor overfill não é o responsável regular pelo desligamento da bomba. 

Dessa forma, a mangueira Inaflex Bottom Loading é extremamente segura para esse tipo de operação. Afinal, é produzida com materiais de primeira linha, e fornecida com flanges TTMA fixos ou soltos, podendo ser montados com curvas 90 graus ou retos, de acordo com a necessidade e especificações de cada cliente. 

Além disso, as mangueiras montadas com terminais são fornecidas com certificado de teste hidrostático e elétrico.
A Inaflex esta desde 1983 no mercado, portanto conte com a gente para agregar ainda mais qualidade à sua operação Bottom Loading! Então, entre em contato com os nossos consultores e saiba como podemos lhe atender. 

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