Sem dúvida, as mangueiras são equipamentos essenciais para o setor industrial. Sobretudo, garantem mais produtividade, segurança e agilidade para as atividades de transporte de diversos insumos. Aliás, a evolução das tecnologias no decorrer dos anos permitiu o surgimento de novos modelos de mangueiras, feitas com materiais e particularidades específicas para as mais diferentes operações. Nesse sentido, as mangueiras de materiais termoplásticos foram criadas justamente a partir desse aperfeiçoamento dos modelos até então existentes.
A saber, os termoplásticos são insumos inovadores, que garantem mais durabilidade, segurança e maleabilidade às mangueiras industriais. Bem como uma resistência maior em diversas situações. Por estes motivos, as mangueiras de materiais termoplásticos vêm sendo cada vez mais utilizadas por inúmeros segmentos.
Continue lendo para descobrir como essas mangueiras são construídas, e quais as vantagens e diferenciais desses equipamentos na prática.
Mas antes, o que são materiais termoplásticos?
De modo geral, os termoplásticos são criados a partir de moléculas artificiais e representam um dos mais versáteis tipos de plástico utilizados, nos dias atuais. Inclusive, quando os termoplásticos são submetidos a temperaturas elevadas, eles se transformam em um material viscoso e maleável.
Isso permite a produção de uma infinidade de produtos, de diferentes formas, tamanhos e finalidades. Afinal, o termoplástico se solidifica com a refrigeração, garantindo que o produto se torne íntegro.
Os primeiros usos dos materiais termoplásticos no mercado:
De fato, o uso dos termoplásticos na indústria não é de hoje. Ainda em meados do século XIX, o químico francês Victor Regnault se deparou com a polimerização do Policloreto de Vinila (PVC), a partir de alguns testes em laboratório.
Depois de alguns anos, Alexander Parkes, um metalúrgico inglês, desenvolveu a celulóide: um material utilizado na substituição do marfim nas clínicas odontológicas e na indústria de cinemas. Nesse sentido, após experimentos e a utilização de substâncias similares, as resinas termoplásticas surgiram e se consolidaram no mercado, passando a ser utilizadas inicialmente na fabricação de discos de vinil.
A partir do século XX, a indústria mundial adotou o uso definitivo do termoplástico como um dos materiais mais importantes para a fabricação de milhares de produtos. Afinal, o componente passou a ser visto como uma opção financeiramente mais acessível e fácil de manusear.
Hoje, além da fabricação de diversos itens, como componentes automotivos, peças industriais e eletrodomésticos, os termoplásticos também podem ser utilizados para substituir determinados materiais. Por exemplo, vidros e metais. Sobretudo, em virtude da versatilidade no processo de fabricação, da excelente durabilidade e também da capacidade de reciclagem.
Os principais tipos de termoplásticos:
Atualmente, existem diferentes tipos de materiais termoplásticos disponíveis no mercado, que são utilizados pela indústria na fabricação de uma infinidade de produtos. A seguir, conheça em detalhes suas principais propriedades:
Policarbonato:
Naturalmente, este é um termoplástico transparente. Assim, é bastante utilizado quando a transparência e a resistência ao impacto são necessárias. Por exemplo, o policarbonato é bastante comum em itens como:
- Vidro;
- Lente de óculos;
- Componentes automotivos;
- Dispositivos médicos.
Poliuretano:
Neste caso, trata-se de um insumo bastante versátil e com excelente eficiência térmica. Logo, é utilizado na fabricação de produtos como engrenagens, roldanas e mangueiras, bem como em atividades como isolamento e revestimento.
Polipropileno:
Sobretudo, o polipropileno é um termoplástico dinâmico e flexível. Assim, as principais propriedades são a alta resistência à tensão, excelente resistência ao impacto e durabilidade. Além das peças automotivas, o polipropileno pode ser facilmente identificado no dia a dia, por exemplo em utensílios domésticos e peças de vestuário.
Polietileno:
A saber, as principais vantagens do polietileno são:
- Altos níveis de durabilidade;
- Resistência à tração;
- Absorção da umidade;
- Resistência ao impacto.
Desse modo, o insumo pode ser encontrado em produtos como sacolas, garrafas e filmes plásticos.
Poliamida:
Outro material termoplástico bastante comum é a poliamida. De modo geral, o insumo apresenta propriedades elétricas, resistência ao desgaste e resistência química. Além do mais, a poliamida apresenta altos níveis de estabilidade e resistência a fatores como abrasão e impacto. Então, esse termoplástico pode ser utilizado para finalidades como:
- Produtos automotivos;
- Componentes industriais;
- Equipamentos esportivos;
- Vestuário;
- Produtos médicos.
O que são as mangueiras de materiais termoplásticos?
Nesse sentido, as mangueiras industriais estão entre os diversos produtos que podem ser fabricados a partir dos termoplásticos. Na maioria das vezes, elas são construídas com tipos de termoplásticos que apresentam características específicas, considerando a finalidade em que as mangueiras serão utilizadas.
Em geral, tratam-se de mangueiras com excelente nível de resistência, estabilidade, boa durabilidade e alta qualidade.
Construção das mangueiras de materiais termoplásticos:
A saber, essas mangueiras podem apresentar diversas camadas, compostas por diferentes tipos do insumo. Por exemplo, um termoplástico bastante utilizado na composição de mangueiras, é o Polipropileno. Além de todas as características físicas que tornam esse material vantajoso, é importante ressaltar que o termoplástico em questão oferece uma ótima resistência à abrasão.
Ainda, é importante destacar que as mangueiras de materiais termoplásticos são construídas a fim de que sejam mais resistentes ao desgaste causado por fricção ou arraste.
Resistência química:
Ademais, essas mangueiras contam com camadas extras que oferecem resistência química. Assim, podem ser utilizadas com segurança durante o transporte de produtos químicos, incluindo:
- Hidrocarbonetos;
- Derivados do petróleo;
- Ácidos e similares.
Resistência a altas temperaturas:
Por fim, essas mangueiras possuem características específicas que garantem excelente alcance térmico, chegando a ser resistentes a temperaturas próximas dos 100°C. Portanto, possibilitam a transferência de diferentes tipos de materiais.
Para que surgiram as mangueiras de materiais termoplásticos?
A saber, as mangueiras de materiais termoplásticos surgiram na indústria para serem utilizadas em aplicações específicas e para conduzir fluidos especiais. Principalmente, essas mangueiras são utilizadas para o transporte e abastecimento de derivados de petróleo, biodiesel, hidrocarbonetos e similares. Justamente em decorrência das características como:
- Reforço;
- Resistência química;
- Resistência ao impacto;
- Alcance térmico;
- Resistência à abrasão.
Portanto, as mangueiras de materiais termoplásticos são utilizadas em segmentos como Indústria Petrolífera, Petroquímica, Química e também em atividades específicas, como o carregamento bottom loading.
O papel das mangueiras de materiais termoplásticos no sistema bottom loading:
O termo bottom loading significa “carregamento inferior”, e passou a ser introduzido no Brasil ainda na década de 80. De modo geral, ele representa o carregamento de um caminhão-tanque pela parte de baixo, e não por cima.
Isto posto, a mangueira constituída de materiais termoplásticos é a mais indicada para esta operação justamente devido às particularidades que ela apresenta. Além do reforço para evitar o alongamento excessivo e a resistência química, as mangueiras de termoplásticos da Inaflex são adaptáveis a todos os tipos de braços mecânicos. Por isso, podem ser facilmente utilizadas para abastecimento de petróleo e biodiesel por meio do sistema bottom loading.
Inclusive, o bottom loading tem se mostrado uma opção muito mais segura e eficiente, em comparação ao top loading, sistema em que o carregamento do caminhão é feito por cima. Afinal de contas, neste último caso há a necessidade do operador subir no tanque para efetuar a abertura e fechamento da tampa, gerando riscos como acidente e vazamento.
No blog da Inaflex temos um texto completo que fala sobre as vantagens do sistema bottom loading e sobre a mangueira de materiais termoplásticos mais segura para este tipo de operação. Clique aqui para ler o conteúdo na íntegra!
Mangueiras de materiais termoplásticos da Inaflex: características e vantagens
Diante da grande procura das indústrias por equipamentos feitos a partir de materiais termoplásticos, a Inaflex desenvolveu linhas exclusivas de mangueiras construídas com este material. A seguir, conheça em detalhes a Quimiflex e a Oilflex: dois tipos de mangueiras que se destacam pela qualidade, eficiência e durabilidade.
Mangueiras de materiais termoplásticos: Quimiflex
A Quimiflex é uma mangueira composta, construída com múltiplas camadas de materiais termoplásticos. De modo geral, a mangueira é indicada para transferência segura de produtos químicos agressivos. Por exemplo:
- Soda cáustica;
- Químicos inorgânicos;
- Ácidos;
- Químicos orgânicos.
Portanto, é uma mangueira adequada para ser utilizada em fábricas, caminhões-tanque, terminais marítimos e outras aplicações que manipulam produtos químicos.
Devido às respectivas finalidades, a Quimiflex é feita com tecidos e filmes à base de polipropileno. Também, conta com uma capa resistente a intempéries e abrasão, assim como arame de reforço interno e externo constituído de aço. A saber, são características essenciais para garantir que o processo de transferência ocorra com segurança e eficiência, evitando acidentes como contaminações ou explosões.
Mangueiras de materiais termoplásticos: Oilflex
Embora a Oilflex seja uma mangueira indicada principalmente para a transferência de óleo, sua utilização não se limita apenas a isso. Normalmente, a Oilflex também é utilizada para transferir álcool, solventes, biodiesel, petróleo e seus derivados.
A Oilflex também é construída com tecidos e filmes à base do termoplástico polipropileno. Ademais, conta com capa resistente às intempéries e abrasão. Assim como a Quimiflex, a mangueira Oilflex possui reforço interno e externo constituído com aço.
Ainda, a Oilflex apresenta alcance térmico de -30ºC a 80ºC e uma pressão de teste 1,5 vezes a pressão de trabalho. Assim como as demais mangueiras da Inaflex, ela é montada com terminais e fornecida mediante certificado de teste hidrostático e elétrico.
A melhor fornecedora de mangueiras de materiais termoplásticos para sua indústria!
De fato, a escolha da melhor mangueira de materiais termoplásticos é uma decisão que deve ser tomada com cautela. Afinal de contas, esses equipamentos geralmente são utilizados para transferir componentes que requerem cuidados especiais, como derivados do petróleo e produtos químicos.
Desde 1983 estamos no mercado oferecendo o que há de melhor em mangueiras, mangotes e conexões. Hoje, somos referência do setor! Além do amplo portfólio de mangueiras industriais, ainda oferecemos serviços de manutenção, treinamento e suporte técnico. Estamos presentes nos principais polos industriais não apenas do Brasil, mas também da América do Sul.
Clique aqui para entrar em contato com um dos nossos consultores e adquira a melhor mangueira de materiais termoplásticos para as suas operações!